A principal desvantagem das casas de conceito aberto das quais você pode se arrepender mais tarde

A principal desvantagem das casas de conceito aberto das quais você pode se arrepender mais tarde
A principal desvantagem das casas de conceito aberto das quais você pode se arrepender mais tarde. Foto: Pexels

Casas de conceito aberto são o sonho de qualquer proprietário há décadas, tendo sido introduzidas na década de 1950 e se tornado a norma para a maioria das casas recém-construídas na década de 1990.

Casas de conceito aberto se tornaram muito procuradas devido aos seus benefícios percebidos. Elas podiam fazer com que uma metragem quadrada modesta parecesse maior e eram imbatíveis quando se tratava de entreter grandes grupos.

As tendências para o quarto em 2025 estão ficando pessoais — e um pouco mais ousadas (e estamos aqui para isso)
Como posicionar a cama no quarto para ter uma boa noite de sono, segundo o Feng Shui

Combinar cozinha, sala de jantar e sala de estar significava que todos podiam se reunir e socializar no mesmo lugar ao mesmo tempo, algo que não era possível em plantas tradicionais. No entanto, existem razões para evitar uma planta baixa aberta, e uma grande desvantagem que pode fazer você se arrepender dessa escolha de design é que isso pode dificultar a venda da sua casa mais tarde.

Embora as casas de conceito aberto não estejam saindo de moda completamente, sua popularidade caiu um pouco nos últimos anos. Um fator importante é que é mais difícil para as pessoas se imaginarem morando em uma casa com tanta exposição. O consenso entre muitos designers e arquitetos é que é necessário combinar esse estilo com plantas mais tradicionais para abraçar a versatilidade.

Agora, as pessoas que buscam a casa dos seus sonhos têm necessidades diferentes das de uma década atrás. Mas isso não significa que toda a esperança esteja perdida para o conceito aberto. Significa apenas reimaginar o espaço e criar cômodos que possam funcionar de várias maneiras.

Foto: Pexels

Aproveitando ao máximo um conceito aberto

A privacidade está se tornando cada vez mais importante para os novos proprietários. Mas isso não significa que as áreas comuns da casa estejam necessariamente obsoletas. O que está se tornando mais popular agora são cômodos tipo sala de estar que podem ser facilmente fechados para criar um espaço silencioso ou salas multifuncionais que oferecem flexibilidade.

Especialmente com tantos jovens americanos ainda morando com os pais devido às altas taxas de hipoteca, há uma necessidade maior de dividir as casas em áreas de estar separadas. As pessoas ainda querem áreas para se reunir com a família e os amigos, mas também precisam de lugares para se refugiar. Basicamente, elas querem o melhor dos dois mundos, o que significa que uma casa de conceito aberto já é meio caminho andado.

Há muitas maneiras de aumentar o interesse e aproveitar ao máximo uma casa de conceito aberto, especialmente ao pensar naquele futuro comprador em potencial e na revenda. Para tornar sua casa mais desejável, encontre maneiras de separar cômodos nos andares inferiores e otimizar áreas subutilizadas para quartos extras, espaço de escritório ou até mesmo uma academia em casa. Pequenos projetos podem ajudar um comprador em potencial a imaginar o uso do espaço de diferentes maneiras que atendam às suas necessidades.

Você pode considerar a instalação de portas de correr para ajudar a criar mais privacidade em sua casa; isso manterá a abertura sem comprometer a privacidade quando necessário. Você também pode ser criativo com o zoneamento interno, a arte de separar um espaço grande com móveis, iluminação, tapetes e outras divisórias para manter o fluxo. Essa técnica pode ajudar os proprietários a criar espaços adaptáveis, maximizando a funcionalidade, tornando sua casa mais atraente para os compradores.

Fonte: House Digest

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top