As tendências para o quarto em 2025 estão ficando pessoais — e um pouco mais ousadas (e estamos aqui para isso)

As tendências para o quarto em 2025 estão ficando pessoais — e um pouco mais ousadas (e estamos aqui para isso)
As tendências para o quarto em 2025 estão ficando pessoais — e um pouco mais ousadas (e estamos aqui para isso) (Crédito da imagem: Rebecca Hope. Design: Rebecca Udall)

As tendências para quartos em 2025 nos trazem o espelho de volta. Onde antes apagávamos a personalidade em favor do bege sobre bege, agora estamos entrando em uma era paradoxal de introspecção visível — um ecletismo curado que troca a perfeição pela alma, a imperfeição pela história.

Mas não confunda ideias ecléticas de quartos modernos com caóticas, nem imperfeitas com bagunçadas. “O verdadeiro luxo está nos detalhes — aquelas nuances sutis que só a mão pode criar, onde pequenas variações não são imperfeições, mas sim marcas de autenticidade”, diz Charu Gandhi, fundadora e diretora do estúdio de design londrino Elicyon.

Iluminação: as 5 dúvidas mais comuns na hora de decorar a casa
Seu espelho fica voltado para a cama? Veja como melhorar a energia através do feng shui!

Pense desta forma: se os olhos são a janela para a alma, o quarto é o portal para o eu. Assim como entrar no quarto de uma criança — cheio de cores favoritas, objetos queridos e traços de imaginação —, seu quarto decorado deve contar uma história. Onde você esteve, o que ama e para onde está indo.

Claro, pessoal não significa irrefletido. Há uma arte em criar camadas no seu mundo de uma forma que pareça elevada. A seguir, decodificamos as principais tendências de quarto de 2025 que fazem exatamente isso — ajudando você a transformar seu espaço em um lugar para olhar para dentro, recarregar as energias e simplesmente ser.

1. Cabeceiras Longline

(Crédito da imagem: Elicyon)

As cabeceiras de cama grandes vêm ganhando espaço nos últimos anos, indo além da cama e se tornando pontos focais integrados, soluções de armazenamento e declarações de design. Uma cabeceira marcante não precisa ser colorida ou imensa — o uso de tons neutros combinados com texturas pode gerar impacto visual e manter o ambiente aconchegante.

“Cabeceiras de parede a parede são um belo elemento de design em quartos, pois deixam o ambiente acolhedor”, diz Lydia Toppston, diretora de design da Wendy Labrum Interiors. Em 2025, o foco está em formas discretas e texturizadas, com materiais como madeira estruturada, estofado em lã macia, couro liso e linho cru.

A mistura de materiais se destaca como tendência: madeira com tecido, couro com metal, linho com pedra — tudo para adicionar profundidade e personalidade ao espaço.

2. Cortinas

As cortinas de cama voltam com tudo em 2025, adicionando maciez e sensação de luxo ao ambiente. Jessica Summer, designer de interiores de luxo, destaca o uso criativo de camas com dossel adaptadas para um visual contemporâneo.

Além disso, o drapeado de fundo e os painéis de tecido de parede a parede surgem como alternativas modernas para criar simetria e suavidade no espaço. “Cortinas longas, instaladas do teto ao chão, criam um visual teatral e aconchegante”, diz Meg Lonergan. Tecidos naturais e leves, como lã, linho e misturas finas, são os preferidos.

3. O olhar de um colecionador

A ideia de que os quartos se tornam portais para o mundo interior se reflete em uma curadoria afetiva. Em 2025, cada objeto tem valor: molduras vintage, tapetes artesanais, bordados em fronhas, tudo isso ajuda a contar a história de quem habita o ambiente.

Jessica Summer aponta o crescimento de uma expressão mais ousada: “mais padrões, mais cores, mais camadas”. O ecletismo bem pensado está em alta — como o uso combinado de papel de parede estampado e cabeceiras com personalidade. É o quarto como extensão da identidade, único e inimitável.

4. Assimetria

(Crédito da imagem: Patrick Williamson. Design: Elicyon)

O design assimétrico de interiores se destaca como tendência marcante em 2025. Um ótimo exemplo é o projeto Le Marais, do Batiik Studio, onde pendentes e arandelas diferentes criam equilíbrio através do contraste.

Charu Gandhi explica que o design assimétrico introduz movimento e autenticidade. Ao invés de perfeição estéril, o quarto ganha orgânico, vida e tensão visual. É um estilo que convida à contemplação e transmite conhecimento de design com liberdade criativa.

5. Amortecimento mínimo

(Crédito da imagem: Shade Degges. Design por Studio Montemayor)

O exagero de almofadas ficou no passado. Em 2025, o conceito de conforto no quarto é mais intencional e minimalista. Menos almofadas, mais significado. Charu Gandhi defende o uso de uma única almofada lombar ou bolster para destacar texturas e materiais da cama.

A ideia também se estende a outros espaços, como assentos na janela. Aqui, o foco não está em eliminar camadas, mas sim em evitar o excesso e preservar a clareza visual. O minimalismo no quarto não tira o aconchego — apenas afasta o visual sobrecarregado.

Agora que você sabe como montar seu santuário do sono com estilo em 2025, aproveite para conferir também as principais tendências de roupa de cama para este ano e transforme completamente seu ambiente de descanso.

Fonte: Livingetc

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

DecorStyle.com.br
Back to top