Decore sua mesa usando a regra de 3. Aprenda!

Decore sua mesa usando a regra de 3. Aprenda!
Decore sua mesa usando a regra de 3. Aprenda! Foto: Unsplash

Como você provavelmente pode imaginar, a “regra de três” no design de interiores significa usar apenas três itens ao estilizar uma mesa.

Existem algumas razões pelas quais esta regra é frequentemente seguida, começando com o fato de que grupos de números ímpares parecem mais agradáveis ​​à vista do que arranjos pares.

Veja dicas de expert para decorar e aproveitar o espaço atrás do sofá!
Sofá de canto: aprenda como escolher a mobília mais importante da sua sala
Um pufe deve combinar com seu sofá?

Esta regra tem raízes no feng shui, pois o número três cria equilíbrio, ordem e energia positiva. Na prática, também fica muito mais fácil estilizar os espaços da sua casa, pois basta encontrar três itens e organizá-los juntos.

Um lugar para utilizar essa regra é na superfície de uma mesa final, pois isso simplificará o processo de estilização e garantirá que sua configuração pareça organizada e atraente. Antes de escolher os itens decorativos certos, considere o tamanho da superfície, o que o ajudará a determinar o tamanho que eles devem ter. Em segundo lugar, pense na função da mesa; por exemplo, se estiver em um recanto de leitura, provavelmente você precisará de uma lâmpada. Por fim, leve em consideração a localização da mesa final, pois você não deseja colocar peças delicadas em uma área de uso frequente, onde podem quebrar.

Como escolher os três itens corretamente

Ao escolher três itens para sua mesa, crie variedade e interesse com diferentes alturas, cores e texturas. Você quer que eles criem um triângulo para encorajar seu olho a olhar para os três itens. Portanto, você pode escolher itens de todas as alturas diferentes (pequeno, médio e grande), ou pode ter um grande e dois pequenos ou dois pequenos e um grande. Mesmo se você quiser um design basicamente neutro, é importante incluir um toque de cor, que pode ser adicionado por meio de vegetação, flores ou bugigangas. Por fim, as texturas podem ser trazidas pela mistura de materiais, como um porta-retrato de madeira e um vaso de cerâmica.

O primeiro item que você escolher deve ser seu ponto focal ou seu maior item. Então, você pode construir em torno disso com peças menores que o complementam. Um exemplo é escolher a luminária certa, depois decidir por um vaso de tamanho médio e finalizar a vinheta com um colar de miçangas. Outro agrupamento que você pode criar é uma pilha de livros, sobre a qual você pode colocar uma pequena planta e porta-copos. Permita-se brincar com arranjos diferentes até encontrar algo que realmente goste.

Cenários onde a regra de três pode ser quebrada

Embora a regra de três seja um ótimo ponto de partida para decorar uma mesa final, existem algumas maneiras de quebrar um pouco essa regra. Por exemplo, se você quiser usar um agrupamento de itens, toda a coleção pode ser considerada um único item. Isso inclui coisas como livros empilhados ou algumas bugigangas semelhantes. Outro cenário em que essa regra pode ser quebrada é quando três itens não podem preencher adequadamente uma tabela grande. Nesse caso, você pode incluir itens adicionais, mas é importante continuar com números ímpares como cinco ou sete.

Além disso, alguns designers não incluem principalmente itens funcionais como luminárias e porta-copos em seu grupo de três. Se você quiser fazer isso, encontre três itens para organizar ao redor ou ao lado dessas peças. Outro item que alguns podem não considerar como um de seu grupo de três é uma peça de base, como uma bandeja ou uma pilha de livros. Para determinar se esta peça deve ou não ser contada como um de seus três itens, considere o quanto ela faz uma declaração. Livros e bandejas neutras podem se misturar na superfície da mesa final, enquanto itens mais ousados ​​podem ser mais altos e podem ser considerados parte do agrupamento.

Fonte: HouseDigest

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

Back to top