No verão ou no inverno, é difícil dormir quando a temperatura não é adequada. Você pode tentar mudar a temperatura do ar condicionado ou explodir um ventilador direto no seu rosto, mas tentar dormir com lençóis suados é quase impossível.
Por outro lado, também é difícil dormir com a temperatura errada que faz os dedos dos pés congelarem e nenhum cobertor para impedi-lo de tremer.
+ A melhor cor para o seu quarto, com base no seu signo do zodíaco
+ Especialistas explicam os benefícios de usar edredons separados
+ O certo e o errado na hora de colocar cortinas
Então, qual é a melhor temperatura para dormir? Há uma ciência por trás de como a temperatura de nossos quartos pode afetar a qualidade do sono.
Para descobrir a temperatura ideal e por que ela é importante, consultamos alguns especialistas em sono e médicos. Eles deram alguns conselhos profissionais sobre a temperatura adequada e sua importância.
A MELHOR TEMPERATURA PARA DORMIR
Depois de conversar com vários especialistas em sono, concluí que a melhor temperatura para dormir é 18°C. Embora isso varie de pessoa para pessoa, é uma boa média. Você deve definir seu termostato em algum lugar entre 15-24°C.
Como explica o Dr. Chris Winter, MD, ‘as temperaturas noturnas devem ser mais baixas do que você prefere durante o dia. Se você normalmente mantém sua temperatura em 24°C durante o dia, tente baixá-la para 18°C à noite por uma semana para ver como isso afeta seu sono.
Victoria Cedeno, especialista em marcas da Zinus, concorda que ‘manter seu quarto no lado frio, entre 15 e 20 graus Celsius, promoverá um sono melhor’. Ela acrescenta que isso ocorre porque, quando “você se prepara para dormir, seu metabolismo naturalmente começa a desacelerar e, ao fazê-lo, sua temperatura central cai”.
Como parte do seu ciclo de sono, o Dr. Chris Winter explica que ‘a temperatura do seu corpo muda constantemente ao longo do dia. Ele atingirá o pico rotineiramente no meio da tarde, cairá para seu ponto mais frio por volta das 5 da manhã e começará a subir novamente. Este ciclo se repete continuamente e corresponderá aos níveis de luz e ao ritmo circadiano.’
POR QUE A TEMPERATURA CERTA É IMPORTANTE
Quando a temperatura do seu corpo não está nesse nível ideal, isso afetará o sono. Winter diz que ‘a maioria das pessoas não dorme bem quando está quente, pois as mudanças nas temperaturas provocam mudanças nos padrões e na qualidade do sono.
Temperaturas mais quentes podem diminuir a quantidade de sono de ‘ondas lentas’ e sono de movimento rápido dos olhos (REM) durante a noite, também conhecido como sono profundo. O sono profundo é fundamental para o bem-estar porque é a parte mais restauradora e repousante da noite e é o que ajuda as pessoas a acordarem revigoradas pela manhã.’
Hafiz Shariff, especialista em sono e fundador da Owl + Lark, explica ainda mais os benefícios de configurar seu termostato para 18 graus Celsius:
Promova o conforto: manter a temperatura regulada criará um ambiente de sono mais confortável. “Também pode ajudar a evitar suor excessivo, ondas de calor e desconforto geral que podem atrapalhar o sono”, acrescenta Shariff.
Apoiar a liberação de melatonina: A melatonina é um hormônio que regula os ciclos sono-vigília. Temperaturas de sono mais frias e ideais ‘estimulam a liberação de melatonina, que sinaliza ao corpo que é hora de dormir’.
Melhora geral da qualidade do sono: com menos distúrbios do sono, estar na melhor temperatura para dormir pode aumentar as chances de entrar e permanecer nos estágios importantes do sono REM e profundo, resultando em uma melhor qualidade do sono.
Fonte: Homesandgardens
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.