Especialistas explicam os benefícios de usar edredons separados

Especialistas explicam os benefícios de usar edredons separados
Especialistas explicam os benefícios de usar edredons separados. Foto: Unsplash

Casais que dividem a cama nem sempre dormem melhor. Seja por meio de edredons, chutes nas pernas ou até mesmo pescando estrelas, é bastante comum que um parceiro perturbe seu sono. No entanto, isso só parece ser um problema fora da Escandinávia. Parece que os europeus do norte resolveram o problema do parceiro inquieto.

Na verdade, durante séculos, eles dormiram com edredons separados em vez de compartilhar um – também conhecido como método de dormir escandinavo. Supostamente, trocar seu edredom queen-size por dois solteiros é a chave para um sono tranquilo. Tem sido experimentado e testado por muitos e confirmado para ter funcionado. Este método escandinavo salvou o sono e muitos relacionamentos.

Jennifer Garner está apavorada com essa cadeira do quarto do seu filho
Os painéis de madeira estão de volta e melhores do que nunca
O certo e o errado na hora de colocar cortinas

Mas quais são os benefícios reais? Conversamos com os especialistas em sono para saber suas opiniões e se há algum respaldo científico por trás de dormir com edredons separados. Se parece algo que você gostaria de experimentar, também incluí alguns dos melhores edredons que você pode comprar, em tamanho duplo – para que você possa voltar a dormir profundamente.

QUAL É O MÉTODO DE SONO ESCANDINAVO?

De acordo com Alison Jones, especialista em sono da marca líder em colchões Sealy, ‘dormir na mesma cama que outra pessoa e compartilhar um edredom com ela pode reduzir o sono em 30%.’ O método de sono escandinavo oferece uma solução; é a prática de dormir sob dois edredons ou edredons separados, em vez de compartilhar uma capa grande. Era tradicionalmente usado nos países escandinavos para ajudar a resolver o problema de um parceiro ficar resfriado durante a noite.

No entanto, também é um método que James Wilson, também conhecido como The Sleep Geek, jura quando o tempo fica mais quente. Falando em nome da Spin Genie, ele afirma: ‘À medida que as temperaturas sobem, pode significar que noites mais suadas estão no horizonte – desequilibrando facilmente nossos padrões de sono.’ O método de sono escandinavo vê os compartilhadores de cama com edredons separados para ajudar a “regular a temperatura do corpo à medida que a noite fica mais quente”.

OS BENEFÍCIOS DE DORMIR COM SEU EDREDOM INDIVIDUAL

‘O método de sono escandinavo pode parecer incomum para alguns, mas tem algumas vantagens reais’, explica o especialista em sono, Dr. Walt Pickut.

Conforto personalizado: ‘Cada parceiro com seu próprio edredom permite um conforto personalizado’, diz o Dr. Picut. ‘Pode escolher a espessura e o material que mais lhe convém, sem comprometer as preferências do seu parceiro. Isso poderia potencialmente levar a menos distúrbios do sono e, portanto, a um sono de melhor qualidade.’

Regulação da temperatura: se você dorme quente, deitar ao lado de alguém o deixará mais quente, pois ambos transferem o calor do corpo. Edredons separados garantirão que sua temperatura permaneça regulada o máximo possível. Obter seu próprio edredom é provavelmente a melhor solução aqui. Isso também significa que vocês dois têm edredom suficiente. James Wilson afirma ‘edredons separados, não apenas proporcionam uma temperatura melhor para dormir, mas também evitam que você brigue por quem tem mais edredons. Vença, vença.

Isolamento de movimento: o arranjo de ter seu próprio edredom significa que é menos provável que você chute ou cutuque seu parceiro durante a noite, dando a você mais liberdade para se movimentar como quiser. Isso significa que ambas as partes podem dormir profundamente. Como o Dr. Walt Picut confirma, “quanto menos você for perturbado, maior a probabilidade de permanecer nos estágios mais profundos e restauradores do sono”.

AS DESVANTAGENS DE DORMIR COM O SEU EDREDOM

Embora não haja nenhuma desvantagem científica em usar edredons individuais, alguns dizem que isso pode reduzir a sensação de intimidade entre duas pessoas. Claro, isso dependerá de cada casal e de como eles se sentem. Alison Jones aconselha: ‘Uma maneira de superar isso é aumentar o tamanho dos edredons ou cobertores usados ​​para garantir que não haja espaço entre cada pessoa.’

O principal ponto negativo do método de sono escandinavo é o custo. Comprar dois edredons separados será mais caro do que um – mesmo ao optar por tamanhos de solteiro. Normalmente, um bom edredom pode custar algo acima de R$100, embora você possa obter inserções de edredom mais baratas na internet. Seja qual for o edredom que você escolher, lembre-se, você terá que dobrar o preço para dois. Mas se há algo em que vale a pena investir é no sono.

VOCÊ DEVERIA TENTAR?

Alguns casais preferem a intimidade de compartilhar um edredom, mas outros preferem priorizar suas próprias necessidades de sono. ‘Tal como acontece com todas as estratégias de sono, o que funciona melhor é altamente individual’, acrescenta o Dr. Walt Picut, ‘O método escandinavo é uma ótima solução para alguns, mas é importante experimentar e descobrir o que melhora mais a qualidade do seu sono.’

Então, antes de abandonar o edredom, Alison Jones sugere ‘considerar coisas como sua posição de dormir, temperatura, rotina de dormir e ambiente geral de sono (como seu colchão).’

Se você está pronto para experimentar o método de dormir escandinavo, listei alguns dos melhores edredons e edredons, posso confirmar que são perfeitos para uma boa noite de sono. Eles foram experimentados e testados por mim, seu editor de sono, e estão todos disponíveis em tamanho duplo/único, por um ótimo preço.

Fonte: Homesandgardens

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

Back to top