Seja você um especialista em plantas ou um novato, todos precisam prestar atenção às suas plantas, regando-as e dando-lhes acesso à luz solar. Embora posicionar sua planta no local correto seja relativamente fácil, regar pode ser mais complicado – especialmente porque existem algumas maneiras de hidratar suas plantas, incluindo rega pelas raízes.
“Regar a partir das raízes é uma ótima maneira de garantir que as plantas estejam absorvendo a quantidade adequada de água e permitindo uma distribuição uniforme para a planta”, explica Kate Ferguson, cofundadora da Flourish, nos Estados Unidos.
+ Um pufe deve combinar com seu sofá?
+ Dicas de experts para pintar uma parede que teve vazamento de água
+ Sem tijolo ou bloco: esse material bem mais barato pode realizar seu sonho da casa própria
“Você pode usar esse método para plantas em vasos com orifícios de drenagem. Dica profissional: todas as suas plantas de casa devem estar em vasos com orifícios de drenagem.”
Dois especialistas em plantas compartilharam exatamente como regar suas plantas e explicaram quais variedades são mais adequadas para o método de hidratação pelas raízes.
Coloque suas plantas em uma bacia ou pia e deixe-as “de molho”. Chris Satch, médico de plantas do Horti, um serviço de assinatura de plantas, diz que regar as plantas é simples.
Aqui está o método recomendado:
- Coloque o vaso (que tenha orifício de drenagem, é claro) em uma pia ou bacia, depois encha a bacia com água até que quase atinja o topo do vaso.
- Deixe suas plantas de molho por cerca de 10 minutos a uma hora. Você pode ver algumas bolhas de ar, o que é normal.
- Após o período de imersão, escorra o vaso e deixe as plantas em vasos secarem. Em seguida, devolva-as aos seus pires.
Nota: Os especialistas aconselham a não deixar as plantas ficarem muito tempo na água (não devem ficar de molho por mais de seis horas).
A rega pelas raízes só funciona para certas plantas.
Quanto às melhores plantas para regar com este método? “Adoramos esse método para samambaias, filodendros e plantas pothos, porque elas têm raízes densas e robustas que podem absorver a água de forma eficaz”, diz Ferguson. “Não recomendamos esse método para plantas com bulbo, como as alocasias.”
Satch observa que regar a partir da raiz funciona melhor para plantas menores ou plantas em vasos com menos de 15 cm de diâmetro. Você ainda pode regar as plantas pelo topo – ou tentar uma opção híbrida.
Embora a rega inferior permita uma distribuição uniforme da água, Ferguson ainda recomenda hidratar suas plantas a partir do topo a cada poucos meses. Dessa forma, o solo será capaz de drenar – em um movimento descendente – e limpar o acúmulo de sais e minerais presos abaixo.
Você também pode adotar um método híbrido simultâneo:
Regar as plantas simultaneamente por cima e por baixo também é uma opção. Primeiro, adicione água ao topo do solo até ver o pires encher por baixo; deixe descansar por 10 minutos. “Parte da água terá sido absorvida do pratinho se a planta estiver realmente com sede”, diz ele. “Adicione mais água até que o pires esteja cheia novamente. Aguarde mais 10 minutos e repita este processo até que pires fique cheia.” Depois de esperar um dia inteiro, jogue fora a água do pires.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer saber mais sobre plantas? Confira em nossas matérias:
+ Cientistas ficam chocados ao descobrir que é possível plantar em solo da Lua: ‘não previmos isso’
+ A maior planta do mundo está na Austrália e é uma alga marinha. Conheça!
+ Guia fácil para cuidar das plantas no outono e no inverno