Você já ouviu falar da ‘Teoria do Fio Vermelho’?

Você já ouviu falar da 'Teoria do Fio Vermelho'?

Não importa o estilo de design de interiores escolhido, ou se você se enquadra na categoria maximalista ou minimalista (ou em algum lugar intermediário), existe um conceito-chave que funciona para todas as casas e espaços – e essa é simplesmente a ideia que você deseja. sinta-se coeso e tranquilo. É aí que entra a ‘Teoria do Fio Vermelho’.

Sem qualquer relação com a cor vermelha real, ‘Teoria do Fio Vermelho’ é um princípio de design que valoriza a criação de um tema, paleta ou sentimento consistente para trazer uma sensação de unidade às ideias de decoração de casa em todo o seu espaço. Ele se concentra em pegar um ou alguns elementos de design e repeti-los, como um fio de algodão entrelaçado, em todos os cômodos da sua casa para criar familiaridade.

A escolha incomum de decoração de Taylor Swift prova que o design da casa não tem limites
Arquitetura Bioclimática: projetando espaços que harmonizam com o ambiente
6 regras que você deve sempre seguir ao projetar uma sala de estar relaxante, de acordo com um psicólogo de design

Isso pode ser feito da maneira mais destacada ou mais simples, como os designers de interiores explicam a seguir. Aqui, mergulhamos na engenhosidade por trás da Teoria do Fio Vermelho e como você também pode adotar esse conceito nórdico em sua própria casa para ajudar seu espaço a cantar uma melodia harmoniosa.

Qual é a Teoria do Fio Vermelho?

Não deve ser confundida com a inesperada teoria vermelha, a Teoria do Fio Vermelho é, em vez disso, um princípio derivado de uma metáfora comum nos países nórdicos que valoriza uma característica compartilhada, como um longo fio entrelaçado, que corre e conecta temas, histórias e designs.

No design de interiores, isso pode parecer um esquema de cores compartilhado para toda a casa, um padrão repetido, uma forma comum ou simplesmente objetos como plantas ou um estilo de arte usado por toda parte. A ideia da Teoria do Fio Vermelho é primeiro identificar o seu ‘fio vermelho’ e apresentá-lo em todos os espaços da sua casa. E, por sua vez, crie um senso de estilo coeso.

Isso ajuda você a dar um passo atrás e ver sua casa como um todo, em vez de decorar e planejar cada cômodo como uma entidade separada. Muito parecido com a ideia de estilizar uma porta – conforme você passa de cômodo em cômodo em sua casa, você deseja ser recebido com uma sensação de familiaridade e conforto, em vez de estilos, cores e padrões que parecem inesperados e chocantes.

‘A Teoria do Fio Vermelho é um conceito usado em design de interiores para manter a coesão e a harmonia em todo o espaço’, explica Meredith Owen da Meredith Owen Interiors.

‘Envolve identificar um tema unificador, como um esquema de cores, padrão ou motivo, e incorporá-lo de forma consistente em toda a casa para criar uma sensação de continuidade e coerência no design. Isto ajuda a unir diferentes elementos e cria um ambiente coeso e visualmente agradável”, diz Meredith.

É verdade que isso é algo que você já pode fazer inconscientemente. Talvez você ame a cor verde, então você tem um quarto verde, lâmpadas verdes que ficam felizes em sua sala de estar, um teto com detalhes verdes que recebe os convidados em sua entrada, e talvez você esteja até pensando em uma cozinha verde floresta também.

Ou, se você adora decorar com estampas de animais ou com listras , pode ter se pegado adicionando um toque dessa estampa em todos os cômodos sem perceber. Às vezes é óbvio, outras vezes é necessária uma abordagem muito mais sutil. É muito fácil identificar o Fio Vermelho em sua casa quando você sabe o que é e, de repente, está reconhecendo-o em todos os lugares.

A designer de interiores Bethany Adams concorda. “Isso é algo que os designers sempre fizeram”, diz ela. ‘Isso cria uma sensação de continuidade em uma casa, mesmo quando as ideias de cores dos ambientes são feitas em esquemas de cores muito diferentes. Contanto que haja pelo menos um fio contínuo, o espaço será coeso e calmo, não louco e opressor.

Fonte: Homes & Gardens

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.

 

Back to top