Você é alérgico à poeira da sua casa? Estes são os sintomas que você deve ficar de olho, de acordo com os imunologistas. Espirrar é apenas um sinal de que você pode ser sensível ao que está dentro de sua casa.
Ninguém gosta de poeira. Ela se acumula nos cantos de cada cômodo e sempre volta, não importa o que você faça para contê-la. Mas para pessoas com alergia à poeira, as partículas fazem com que apareçam sintomas semelhantes aos do resfriado.
O que há na poeira que afeta algumas pessoas? “A poeira doméstica pode conter uma variedade de alérgenos, incluindo ácaros, pêlos de animais, restos de insetos e talvez pólens rastreados de fora“, diz Mansi J. Kanuga, M.D., consultor da divisão de doenças alérgicas da Mayo Clinic, nos Estados Unidos.
Veja também:
- Conheça a maneira mais simples e prática de limpar as torneiras da cozinha
- Casa limpa e moradores saudáveis: 4 dicas para minimizar riscos à saúde na hora da limpeza
- Com que frequência você limpa o chão da cozinha? Descubra o ideal, segundo especialistas!
Quando as pessoas se referem a uma “alergia ao pó”, normalmente estão se referindo aos ácaros, que são insetos microscópicos que tendem a viver em roupas de cama, móveis estofados e carpetes, onde comem pele e pelos de humanos e animais. “Os ácaros absorvem água do ar para se desenvolverem em ambientes úmidos”, diz o Dr. Kanuga. Eles morrem quando a umidade cai abaixo de 50%, razão pela qual são menos comuns em ambientes secos. Se estiver apresentando algum dos sintomas abaixo, você também pode ser alérgico.
Pergunte a si mesmo quais sintomas você costuma ter.
Se você está com os olhos lacrimejando e coçando, pode ser alérgico. De acordo com o Dr. Kanuga, os indivíduos alérgicos aos ácaros podem apresentar congestão nasal, coriza e espirros; para quem tem asma, uma alergia aos ácaros também pode desencadear sintomas respiratórios, como tosse e respiração ofegante.
Você espirra mais depois de limpar a casa?
Os ácaros podem ser transportados temporariamente pelo ar após uma perturbação vigorosa, como aspiração, e desencadear sintomas de alergia. “Limpar regularmente pode evitar o acúmulo excessivo de ácaros e, portanto, é uma estratégia recomendada para reduzir os níveis de ácaros em casa“, disse o Dr. Kanuga. Usar um aspirador equipado com filtro limpo e dentro da validade, que retém pequenas partículas como os ácaros em vez de recirculá-las no ar, pode ajudar a minimizar as alergias.
Livre-se dos ácaros.
Embora você não vá se livrar de cada um desses minúsculos organismos, existem medidas a serem seguidas em sua casa que podem diminuir seu número. O Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) sugere o uso de máscara durante a limpeza da casa. Remova carpetes, cortinas, especialmente em quartos, onde os ácaros se acumulam. Troque suas fronhas e lençóis regulares por outras à prova de ácaros. Lavar a roupa de cama com frequência em água quente também pode reduzir o número de organismos. Uma última dica? Tente não trazer bichinhos de pelúcia para dentro de casa.
Saiba quando consultar um médico.
De acordo com o Dr. Kanuga, asma, rinite alérgica, sinusite e conjuntivite alérgica podem estar associadas à alergia aos ácaros. Se os sintomas são persistentes, apesar de tomar medidas simples para reduzir a exposição à poeira, pode ser necessário considerar a ingestão de medicamentos anti-alérgicos de venda livre, diz o Dr. Kanuga. “Se isso não ajudar, procure avaliação médica adicional. Qualquer preocupação com dificuldade respiratória deve ser avaliada imediatamente por um profissional médico.”
Veja também:
- Limpeza de casa: 10 lugares na sua casa que você está esquecendo de limpar
- Qual é a frequência certa para limpar os potes de comida dos pets? Veja dicas dos veterinários!
- 2 maneiras fáceis de limpar uma panela velha e queimada
Fonte: Martha Stewart
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br