O que você precisa saber sobre o seu jardim antes de comprar árvores, arbustos ou flores. Compreender o básico o ajudará a escolher as plantas corretas logo de cara.
Não há nada como a alegria de passar o tempo em seu jardim – especialmente se for um jardim cheio de plantas, colocadas com perfeição em seu jardim. Mas chegar a esse ponto não acontece da noite para o dia; na verdade, chegar lá pode ser um desafio assustador.
O primeiro passo para construir um belo retiro ao ar livre é selecionar as plantas corretas para o seu espaço. Para ajudá-lo a fazer isso, falamos com especialistas em jardim para descobrir exatamente o que você precisa saber sobre seu quintal e jardim antes de decidir o que plantar (e onde plantar).
Veja também:
- Recanto de leitura no jardim: desfrute de um bom livro em seu paraíso em casa
- Faça você mesmo sem gastar nada: decoração de Natal com plantas do seu jardim
- 10 influenciadores digitais de jardim: experts de jardinagem que realmente vão te ajudar
Entenda seu quintal
Antes de comprar qualquer planta, ou mesmo começar a planejar o layout do seu jardim, você deve passar pelo menos uma semana inteira monitorando como e onde o sol cai ao longo do dia. “Você aprenderá quais partes recebem luz da manhã, luz da tarde, oito horas de sol ou ficam com muita sombra”, diz Ashley Greer, proprietária do Atelier Ashley Flowers, nos Estados Unidos. A luz é uma das coisas mais importantes a se considerar antes de fazer uma compra, pois cada planta tem um conjunto de condições específicas que a ajudam a crescer. “Uma planta que gosta de sombra parcial pode se dar bem na sombra total, mas não terá o seu melhor desempenho”, diz ela. “E se você plantar um arbusto à sombra em pleno sol? Ele provavelmente morrerá em algumas semanas.”
Conheça o seu solo
Como cada planta tem requisitos diferentes, você precisa pesquisar seu eventual ambiente de vida: seu solo. “Nem toda planta é criada da mesma forma, e você pode precisar adicionar alguns nutrientes para ajudar a manter suas plantas alimentadas e felizes”, observa Greer. Como nem todos os solos são iguais (existem muitos tipos diferentes), nem todos os solos retêm a água da mesma maneira. Determinar as capacidades de drenagem do solo é algo que você precisa entender antes de adicionar material vivo. “As raízes de suas plantas têm necessidades, e uma que gosta de ficar com as raízes secas não tolera um ambiente pantanoso”, ela continua.
Veja também:
- 3 dicas de experts para fazer um jardim vertical na sua casa
- Vai viajar? Veja 4 dicas para manter suas plantas saudáveis durante esse período
- Estilo brasileiro de jardinagem: o que o mundo pode aprender com nosso jeitinho de plantar
Jon Roethling, diretor do Reynolda Gardens da Wake Forest University, também nos Estados Unidos, concorda, acrescentando que também é importante conhecer sua zona de robustez e o pH do solo. “O seu solo é ácido? Demasiado ou não o suficiente?” ele observa. Ele também recomenda pesquisar os tamanhos maduros de suas plantas desejadas para garantir que haja espaço suficiente para elas no futuro.
Prepare-se para investir
De acordo com Roethling, é importante ver as plantas; como árvores, arbustos e plantas perenes; como um investimento. “Faça sua pesquisa para ter um bom retorno”, diz ele. “E embora um bom negócio com uma planta seja sempre atraente, às vezes mais barato não significa necessariamente melhor, especialmente se esta for uma planta de longo prazo, como uma árvore para seu quintal ou plantações mais demoradas.”
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br