As lindas violetas são plantas que duram mais do que você imagina. Elas são resistentes, coloridas e preferem climas mais quentes.
As violetas são consideradas plantas apenas para ambientes internos, pois são nativas da Tanzânia tropical e do sudeste do Quênia. Elas não gostam de frio ou sol direto, por isso o aconchego de casa é perfeito para o seu cultivo.
Onde plantar violetas
Encontre um vaso pequeno com aproximadamente o mesmo diâmetro (ou um pouco menor) da planta para que tenha um pouco de espaço para crescer. Certifique-se de que o vaso tenha um orifício de drenagem no fundo para que o solo não fique encharcado. Essas flores não gostam que suas raízes fiquem no solo úmido, então, o orifício de drenagem permitirá que o ele permaneça uniformemente drenado.
Como cultivar violetas
Quando se trata de cultivar a planta dentro de casa, é melhor colocá-la em uma parte da casa que receba luz indireta: “Eu gosto de plantar violetas em solo bem drenado e em um vaso poroso e elas ficam ótimas em uma janela que recebe sol”, diz Samantha Foxx, apicultora da fazenda Mother’s Finest Urban Farm, nos Estados Unidos.
Veja também:
- Grama não é tudo igual: aprenda como escolher a melhor para seu jardim
- Clematis: como plantar, podar e cuidar dessa flor trepadeira
- O que é a árvore do dinheiro e como cuidar dela
E a temperatura desempenha um papel importante, pois as violetas eles prosperam com uma temperatura relativamente alta, entre 18 e 23 graus.
Outra maneira de manter sua planta com a melhor aparência? Retire as flores e folhas caídas, pois isso incentivará o desenvolvimento de mais flores ao longo do tempo.
Como cuidar de violetas
Não há cronograma definido para a rega. A melhor maneira de determinar se você precisa regar violetas é sentir o topo da terra. Se o solo estiver seco ao toque, então ele precisa ser regado.
Use água em temperatura ambiente e sempre regue por baixo, colocando a violeta em um pires e deixando-a sugar o líquido pela raiz. É importante não molhar as folhas!
Devido à sua longa vida útil, replantar suas violetas é necessário. À medida que as plantas crescem, elas podem ser replantadas em vasos maiores. Assim que sua violeta dobrar ou triplicar o tamanho do seu vaso e as folhas começarem a murchar um pouco, é hora de fazer a mudança.
Como fazer mudas de violetas
As violetas também são muito fáceis de fazer mudas a partir de suas folhas. Comece simplesmente plantando uma folha com o caule, regue o solo e cubra com plástico-filme. Em semanas, o caule desenvolverá novas raízes e estará pronto para ser transferido para um vaso. Você começará a ver pequenas raízes em cerca de três semanas.
Veja também:
- Perfeitas para iniciantes: 5 plantas que são incrivelmente difíceis de matar
- Cores no outono: saiba quais plantas permanecem floridas e coloridas nesta estação
- Outono: as plantas precisam de cuidados especiais durante períodos mais frios. Veja só!
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br