
A esta altura, todos nós já sabemos o poder que um toque de vermelho pode ter em um ambiente. Mas em 2025, todos nós ficamos um pouco mais corajosos, e esse toque de vermelho se tornou muito mais ousado, com o “Truque da Mesa Vermelha”.
O “Truque da Mesa Vermelha”, como diz a Livingetc, tornou-se a marca registrada de todos os interiores mais luxuosos, e envolve apenas um ajuste.
+ As prateleiras de Gwyneth Paltrow são perfeitas para cozinha pequena
+ O canto da cozinha ‘retro futurístico’ de Robert Downey Jr. ignora as tendências
“O truque da mesa vermelha, de repente, se tornou onipresente em todos os projetos mais interessantes que passam pela minha mesa”, disse Hugh Metcalf da Livingetc. E como costuma acontecer assim que alguém mostra algo para você, comecei a vê-la em todos os lugares.
Embora a narrativa sobre a compra de móveis maiores normalmente diga que você deve optar por algo neutro que dure por todas as estações, esta tendência da mesa de jantar desafia você a fazer algo diferente. Optar por cores não precisa tornar seu espaço datado, especialmente quando bem feito, e para isso, conversei com designers para obter suas principais dicas sobre o “Truque da Mesa Vermelha”. Veja o que eles disseram, segundo o site Livingetc.
Embora seja natural traçar paralelos entre esse truque e o viral “truque da mesa vermelha’, Hugh Metcalf ressalta que é mais provável que “as mesas vermelhas já existissem nos planos de lançamento da marca, e os designers já estivessem pesquisando muito antes de a ideia se tornar popular”.
Em vez disso, ele atribui isso a um movimento que agora chamamos de “Luxo Alto”. “É a ideia de que os decoradores mais exigentes entre nós não precisam depender da segurança de tons neutros e design minimalista, porque sabemos que temos o bom gosto para impedir que escolhas ousadas se desviem para o território extravagante”, diz ele.
Optar por uma mesa vermelha é uma grande aposta, mas que diz: “Estou confiante o suficiente para saber que isso vai dar certo”.
Quanto ao motivo de termos escolhido o vermelho, um tom tipicamente ardente e até mesmo irritante, Regina Pérez Montemayor, designer principal da Montemayor Designs, diz: “No design e na arte, o vermelho naturalmente atrai a atenção porque tem o maior comprimento de onda de todas as cores, fazendo com que pareça mais vibrante e intenso ao olho humano.”
De acordo com a psicologia das cores no design de interiores (e além), o vermelho é frequentemente associado à paixão, energia e entusiasmo, o que pode despertar uma resposta emocional. Histórica e culturalmente, o vermelho simboliza força, poder e até mesmo perigo — conferindo uma sensação de intriga e ousadia a tudo o que destaca.
“Esses fatores combinados fazem do vermelho uma escolha cativante e dinâmica em qualquer ambiente visual”, diz Regina.
Embora introduzir o “Truque da Mesa Vermelha” no seu próprio espaço possa parecer uma tarefa desafiadora, estilizar este toque ousado não é tão difícil quanto parece. Na verdade, você pode estilizá-lo como qualquer outra mesa.
A designer de interiores Claire Sá, diretora do estúdio de arquitetura e design de interiores DE ROSEE SA, sediado em Londres, diz: “Embora tenha um impacto ousado, uma mesa de jantar vermelha combina perfeitamente com uma variedade de estéticas diferentes, especialmente esquemas de cores neutras e diferentes tons de madeira.”
Em espaços minimalistas, a mesa vermelha se torna instantaneamente a peça central da sala de jantar. Assim, você pode facilmente deixar a mesa sem graça e destacar o vermelho em detalhes como obras de arte, iluminação ou outros elementos decorativos.
“Adoro equilibrar a vibração de uma mesa vermelha com elementos naturais e terrosos”, acrescenta Regina. “Por exemplo, em um projeto recente de sala de jantar, combinei uma mesa vermelha ousada com cadeiras de madeira aconchegantes e ancorei o espaço com um tapete de juta simples.”
Em espaços maximalistas, casas modernas de meados do século ou até mesmo designs inspirados na Era Espacial, uma mesa vermelha só vai continuar a construir a estética.
E se incorporar uma mesa de jantar completa não estiver nos seus planos de design, talvez um bom lugar para começar seja com uma mesa lateral ou de centro para apimentar suas ideias de sala de estar moderna.
Sempre que precisar de inspiração para transformar seu espaço de insosso e sem graça em um ambiente empolgante e chique, olhar as últimas tendências de cores é sempre um bom começo. De onde você acha que surgiu a mesa vermelha?
Sair do padrão de design tradicional e escolher algo como uma mesa vermelha pode ser exatamente o detalhe que seu espaço precisa para parecer inspirado e estiloso.
Fonte: Livingetc
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.