As feiras de design tornaram-se virtuais este ano: aqui estão três destaques dos melhores programas de Londres a Paris.
Feiras de design, fórum para colecionadores e pessoas da indústria cobiçarem mutuamente esta cadeira ou aquele sofá, teve, como praticamente tudo o mais, que se repensar este ano.
Veja também:
- Dubai Design Week: como será a arquitetura após a pandemia do Covid-19?
- As 5 tendências de design de interiores que serão mais populares em 2021
- Designer francês cria 3 móveis com várias funções para aproveitar espaço em apartamentos pequenos
As principais feiras adotaram várias abordagens: a TEFAF New York tornou-se TEFAF Online, apresentando apenas uma peça por expositor em seu site; o London Design Festival e a Paris Design Week receberam pessoas em palestras apenas com hora marcada, mas, de outra forma, moveram as apresentações principalmente online.
Aqui, alguns dos destaques:
London Design Festival
Brodie Neill foi atraído pela sustentabilidade muito antes de ser legal. O estilista australiano é conhecido por suas peças que incorporam microplásticos oceânicos reciclados, arrumando-as de modo que lembrem terrazzo.
Em segundo lugar está a mesa Supernova de Neill, que ele reimaginou para o London Design Festival. O original, de 2013, tinha pernas finas de alumínio reciclado; aqui, Neill trocou esse material por uma liga de bronze reaproveitada. Com seu tampo de vidro fumê, é uma mesa ou superfície de jantar um pouco mais chique do que antes, mas ainda mantém o espírito do original.
Paris Design Week
O nome Pierre Gonalons pode não estar entre os Le Corbusiers e os Starcks do cânone do design francês ainda, mas seu trabalho foi facilmente um dos mais comentados na Paris Design Week deste ano. O arquiteto de interiores apresentou uma vitrine solo que fez o que Gonalons faz de melhor – isto é, casar mundos díspares de design. Muitos dos sofás e cadeiras do designer parecem quase vintage, mas em vez de serem colocados na sala de estar de uma residência iluminada de meados do século, eles são moldados em tecidos contemporâneos e vibrantes e colocados no Hôtel de Soubise, um reduto de franceses nobres dos anos 1700. É um momento que não apenas cria diálogos intrigantes entre o antigo e o novo, mas também mostra o novo trabalho e ethos de Gonalons com um efeito dramático – o que, em uma feira de design, é exatamente o que você deseja.
TEFAF Online
Ettore Sottsass dispensa introdução nos círculos de design, mas o artista certamente precisa de um conhecimento atualizado. Embora seja mais conhecido como o fundador do Memphis Group, um coletivo de vanguarda cujas silhuetas coloridas e em blocos serviam como uma antítese bem-vinda às obras modernistas mais moderadas da época, a longa carreira de Sottsass antes da fundação de Memphis em 1981 é frequentemente esquecida. Naquela época, o designer italiano estava menos preocupado com o radicalismo aberto, como mostra a coluna Commode, que Friedman Benda trouxe para a TEFAF Online em novembro. Um dos poucos exemplos restantes das peças da torre de Sottsass, Commode demonstra sua propensão para a experimentação – a unidade parece brincar com sua forma mais e mais à medida que sobe – bem como sua formação em arquitetura. Em outras palavras? Esta peça é uma chance de possuir um Sottsass muito cobiçado sem que sua sala se pareça com uma viagem bizarra.
Veja também:
- As tendências de design da cozinha que irão dominar 2021
- Esta conta do Instagram publica designs incríveis; veja
- 6 erros de design que fazem sua casa parecer ainda menor
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebookou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br