Como proteger uma floresta e ao mesmo tempo torná-la acessível para as pessoas? Uma torre em espiral com trajeto de 600 metros será construída na Dinamarca para que as pessoas possam caminhar entre as copas das árvores. A torre é toda feita em rampas para ser acessível inclusive a cadeirantes e conta também com um mirante a 45 metros do solo.
O projeto Treetop, do escritório de arquitetura Effekt, é uma experiência inédita localizada na floresta preservada de Gisselfeld Klosters Skove, a uma hora de Copenhagen, na Dinamarca.
O roteiro do passeio passa por diversas variações da floresta, onde é possível ver lagos, riachos e diversas espécies de plantas, com o mínimo dano ao meio ambiente. O trecho mais alto da rota passa pelas partes mais velhas da floresta e o mais baixo, pelas mais jovens, terminando no mirante.
A estrutura da torre tem um perfil curvo, que lembra uma ampulheta, pois tem a base e o topo maiores do que o meio. Além de ajudar na estabilidade da estrutura, o design contribui para ampliar a área do deck de observação no topo da torre. Todo o espaço de caminhada será cercado por uma rede de aço corten, que não interfere na vista da paisagem e mantém a segurança dos visitantes.