O Estádio Cidade da Educação, apelidado de “Diamante no Deserto”, é o terceiro estádio da Copa do Mundo de 2022 a ser inaugurado oficialmente no Qatar. Localizada na região metropolitana de Doha, a arena tem a sustentabilidade como marca e pode abrigar até 40 mil torcedores.
Veja também:
- Casa sustentável de 27 m2 pode ser montada em mais de 1.000 maneiras
- 10 museus de design ao redor do mundo que você pode visitar em casa
- 24 decorações inacreditáveis e assustadoras em imóveis à venda
Assinado pelo estúdio de arquitetura espanhol Fenwick-Iribarren Architects e pelo Patter Design Architects, o projeto do estádio da Copa recebeu cinco estrelas na avaliação do GSAS (Sistema Global de Avaliação de Sustentabilidade, em tradução livre do inglês). Inovadora, arena foi construída com materiais de baixa toxicidade, sendo 29% deles de origem reciclável. Além disso, conta comum sistema de irrigação inteligente que minimiza o consumo de água potável.
O apelido de “Diamante no Deserto” deve-se à fachada triangular do estádio. À medida que o sol se move pelo céu, a fachada parece mudar de cor ao refletir a luz do deserto. Além disso, a arena conta com um sistema de luzes que mudam de cor à noite, remetendo às pedras preciosas. No entanto, a estética não foi a única preocupação dos arquitetos na hora de escolher o “look” do estádio, a fachada é equipada com painéis fotovoltaicos, que fornecerão até 20% da demanda de energia para cada jogo da Copa do Mundo de 2022.
Após a realização do Mundial, partes do estádio serão removidas, reduzindo a capacidade da arena para 20 mil lugares. O material retirado será destinado à construção de salas de aula e espaços universitários. Ao todo, oito arenas esportivas serão construídas para o Mundial no país árabe. Já haviam sido concluídos o Estádio Internacional Khalifa e o Al Janoub. Os organizadores esperam que mais dois estádios sejam entregues até o fim de 2020: o Al Rayyan (40 mil pessoas) e o Al Bayt (60 mil lugares).
Veja também:
- Arranha-céu com vazio central é projetado para ‘criar conexão’ em Seattle
- Armani Casa comemora 20 anos da marca; veja peças famosas do designer
- 20 invenções esquisitas que você vai amar ou odiar
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br