Primeiramente, a cidade de Daoming, na província de Sichuan, na China, é famosa por suas tradições de tecelagem de bambu. Em seguida, segundo o escritório responsável por esse projeto, o Archi-Union Architects, “Essa prática é mais do que uma indústria rural. Pois, é parte integrante da forma como as famílias da cidade passam o tempo juntas e como os vizinhos visitam uns aos outros.”
Portanto, o projeto da empresa, intitulado “In Bamboo”, é uma homenagem a esse rico costume local. Construído em apenas 52 dias em 2018, o pavilhão multiuso com telhado infinito se estende por 1.800 metros quadrados e contém espaço para exposições, encontros e refeições.
+ Veja a cidade flutuante que está nascendo nas Maldivas para abrigar 20 mil pessoas
+ Resort gigante sobre rodas mostra como será hospedagem de luxo em Marte
+ Nova York terá piscina flutuante que filtra milhares de galões de água do rio por dia
Para isso, a estrutura de aço e madeira sustenta um telhado retorcido em forma de infinito com pequenas telhas cerâmicas, que descem perto de uma piscina refletora no centro do edifício.
Evocando a pincelada de uma pintura de paisagem tradicional chinesa e situado entre uma floresta de bambu, o design de estilo Mobius pretende capturar as relações entre interior e exterior; e herança e inovação.
Por fim, “a nova definição oferecida para os paradigmas tradicionais e o repensar das questões rurais e urbanas fornecem uma lente para pensar sobre o significado da arquitetura no tempo presente”, disse o arquiteto principal Philip F. Yuan.
Quer ver mais construções como essa? Confira em nossas matérias:
+ Construção na China imita uma nuvem flutuante e será inaugurada em 2022. Conheça!
+ Prédio mais estreito do mundo: Pencil Tower Hotel terá 100m de altura e apenas 5m de largura. Veja!