Você volta para o seu quarto no final de um longo dia, depois que o trabalho é feito. Este lugar calmo se torna muito mais tranquilo se você preenchê-lo com peças e tecidos ecológicos – você pode ficar tranquilo sabendo que consumiu e polui menos ao decorar o quarto de forma mais natural.
Veja o oásis abaixo, criado pela designer de interiores de Los Angeles Allison Ochmanek Boesch, por exemplo. Ela usou a tinta Natura sem VOC de Benjamin Moore, que não provoca alergia e não piora a asma, em Moonlight White nesta casa em Pacific Palisades, Califórnia. A cama é feita com roupa de cama natural, certificada OEKO-Tex Standard 100 da Parachute.
Foto: AMY BARTLAM
Procurando mais maneiras de praticar a sustentabilidade em seu próprio espaço? Continue lendo para obter mais dicas aprovadas por especialistas:
Conheça um novo colchão
Os mais recentes e maiores possuem a certificação Global Organic Textile Standard (GOTS) ou a certificação Global Organic Latex Standard (GOLS) para látex orgânico. A arquiteta e designer de interiores Laura Britt, do Texas, EUA, gosta da ideia e comenta: “É superconfortável e você pode obter em diferentes densidades.”
Veja também:
- Esta caneta é tão ecológica que você pode comer a tinta. Conheça Scribit!
- Singapura: conheça Tengah, a cidade ecológica ‘inteligente’ com 42.000 casas
- Chalés à beira do lago, na Nova Zelândia, têm telhados vivos. Saiba mais sobre esse projeto!
Outra vantagem: você não precisa virar a maioria dos colchões de látex e pode girá-los com menos frequência do que o de molas internas (uma ou duas vezes por ano, em vez de a cada estação), pois eles se recuperam de forma mais eficiente. E mais, você apenas precisa limpar quaisquer manchas na capa.
Faça a triagem de sua roupa de cama
Para saber se eles são orgânicos e de origem ética, procure o OEKO-Tex Standard 100 (o mesmo que para toalhas), Global Organic Textile Standard (GOTS), Cradle to Cradle e/ou certificação Fair Trade no rótulo. O algodão Red Land é cultivado no Alabama. O linho e o cânhamo (exceto o cânhamo branco, que é branqueado quimicamente) são ainda mais resistentes e têm menor impacto ambiental.
Cubra a janela
Cortinas não escurecem apenas o seu espaço de dormir; eles o isolam. As melhores podem reduzir a perda de calor no inverno em até 10 por cento e o ganho de calor no verão em até 33 por cento, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA. Procure estilos de material natural com o selo Attachments Energy Rating Council (AERC), que mede o desempenho energético.
Desapegue do seu closet/armário
Para construir um guarda-roupa atemporal, diz Jennifer Alfano do blog de moda ecológica The Flair Index, comece com uma limpeza “radical e sem desperdício”: revenda ou doe itens não sentimentais que você não usa e compre estrategicamente, substituindo peças de fast fashion por peças clássicas e de alta qualidade.
Veja também:
- Revestimento sustentável: bar em Pequim tem interior todo coberto de bambu
- Casa feita de caixas tetra pack: conheça esse projeto de arquitetura sustentável de 64 m²
- Guia de lâmpadas: qual é a mais econômica e sustentável? Saiba tudo aqui.
Foto de destaque: Samson Katt
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br