Achávamos que a tendência do sofá de couro havia acabado há uma boa década. Teve inúmeras e variadas iterações e pensamos ter visto tudo. Mas recentemente os designers têm redescoberto maneiras de incorporá-lo nos interiores mais elegantes e parece que é apenas o começo do renascimento deste item.
Quando questionados, todos os especialistas em interiores concordaram que existe um certo elemento de nostalgia dos anos 70 em torno da aparência de um sofá de couro, especialmente aquele com uma textura lindamente envelhecida que lhe confere personalidade.
+ 5 cores de sofás subestimadas que os designers desejam ver mais em 2024
+ Bruna Biancardi mostra quarto de Mavie na casa dos avós; veja vídeo
+ A sala de estar ‘silenciosa e minimalista’ de Robert Downey Jr. é exatamente a tendência que precisamos em 2024, dizem especialistas
O conforto e a sensação acolhedora que a sua cor natural confere a um espaço também estiveram entre as razões pelas quais ainda não superámos este móvel que parece sempre reinventar-se e pode, no verdadeiro sentido, ser chamado de um clássico do design, com marrons suaves também estão no topo da lista de tendências de cores de sofás para 2024.
POR QUE ESTAMOS VENDO UM RENASCIMENTO DO SOFÁ DE COURO?
Estejam no auge de sua popularidade ou não, os sofás de couro sempre existiram, de uma forma ou de outra. Eles agora estão ressurgindo e tudo isso se deve ao seu visual clássico e adaptável e ao calor e sofisticação que trazem a um espaço. ‘Não há nada como afundar-se num sofá de couro de alta qualidade. A forma como envolve o corpo e oferece um conforto incomparável é verdadeiramente especial”, afirma a designer de interiores e arquiteta Martha Franco.
‘O couro é um material nobre que exala elegância atemporal, acrescentando um toque de sofisticação a qualquer espaço. Sempre apreciei os sofás de couro pelo seu estilo duradouro, durabilidade, conforto e fácil manutenção. Os sofás de couro são versáteis, o que os torna a escolha ideal para uma ampla gama de preferências de design de interiores”, acrescenta o especialista.
Kathryn Hygge, diretora de design da Bernhardt Textiles, acredita que os sofás de couro continuarão a resistir ao teste do tempo, e a designer de interiores Isy Runsewe concorda: ‘Não acho que o couro tenha saído de moda’, diz ela. “O couro é o standby do designer, é o ingrediente essencial para definir um estilo. Do vintage desgastado ao elegante modernismo italiano, da casa de campo à cobertura em Manhattan, o couro é o significado final”, diz-me Martin Waller, fundador da casa de design global, Andrew Martin.
‘Ultimamente, nossos interiores estão voltando a ter um sabor mais terroso. As pessoas estão pensando naquele clássico couro de flor integral cor conhaque que fica bem com mil arranhões. Há beleza nessa imperfeição; à medida que mais e mais pessoas adotam o wabi sabi (a estética japonesa centrada na aceitação da imperfeição), não é surpreendente que o couro deva ser popular novamente”, diz o designer de interiores e cofundador do mercado de designers Daniel House Club, Peter Spalding.
COMO VOCÊ DEVE INCORPORAR UM SOFÁ DE COURO EM SEU DESIGN?
ESCOLHA TONS NEUTROS
Os designers concordam que os melhores tons para os melhores sofás são os neutros. Eles enfatizam um material de boa qualidade e possuem uma estética atemporal. “Ao escolher um sofá de couro, tons neutros como bege, bege, marrom e cinza são populares por sua aparência natural e capacidade de combinar com qualquer decoração de ambiente”, explica Martha.
Isy aconselha evitar o preto e optar por cores naturais e acabamentos foscos. ‘Os tons cinza e marrom são chiques e evitam que o estofamento pareça desatualizado. Os sofás de couro combinam facilmente sofisticação com conforto e funcionalidade, tornando-os ideais para praticamente qualquer estética”, acrescenta ela.
Peter também não gosta de preto ou branco e concorda que nada se compara a um tom quente e conhaque: ‘Não sou louco por couro preto ou branco – é muito legal e tem muitas conotações de moda para usar facilmente. Conhaque é provavelmente minha cor favorita”, ele me conta. Kathryn me disse que as cores neutras estão muito na moda atualmente e acrescenta que as cores mais escuras, no entanto, mancham menos, seriam uma ótima escolha para áreas bem utilizadas.
ESCOLHA UM COURO DE BOA QUALIDADE QUE ENVELHEÇA BEM
A qualidade do acabamento do seu sofá de couro pode melhorar ou destruir completamente a aparência do seu design. Um couro de boa qualidade envelhecerá e mostrará lindamente suas imperfeições, enquanto uma textura brilhante só parecerá desgastada e machucada com o tempo. Isy me diz que é muito importante escolher o tom certo e finalizar: “Meu conselho é nada brilhante”, diz ela.
‘O couro de alta qualidade não apenas resiste ao desgaste, mas também desenvolve uma pátina única ao longo do tempo, aumentando seu charme e caráter’, diz Martha, continuando a apontar os atributos do couro de qualidade: ‘Os sofás de couro são conhecidos por seu conforto , com capacidade de ajuste à temperatura ambiente, oferecendo uma experiência de assento fresca no verão e um calor aconchegante no inverno. Além disso, à medida que o couro envelhece, torna-se ainda mais flexível e confortável, tornando-o uma escolha intemporal para qualquer casa”, explica.
Na verdade, Peter usa a aparência envelhecida de um sofá de couro como elemento em seus designs. ‘Eu realmente só gosto de couro que realmente vai desgastar e envelhecer. Acho que é por isso que eu o levaria para uma sala – para dar uma sensação de idade”, ele me diz. ‘Deixando de lado, o couro é um material incrivelmente durável. Um belo sofá de couro pode durar indefinidamente”, acrescenta, ressaltando a importância de investir em um material que dure a vida toda.
MANTENHA-SE AMBIENTALMENTE CONSCIENTE
Couro ecologicamente correto é a melhor opção. «Ao utilizar um fornecedor de couro com consciência ambiental, trata-se de um produto bastante sustentável», diz-me Kathryn. ‘Nossos couros são obtidos de forma sustentável, com materiais de curtimento não tóxicos e excelentes filtros que limpam a água após o tingimento do couro. Quando bem cuidado, a vida útil do couro é muito maior do que outros materiais porque o couro dura, é uma boa opção ambiental porque estamos colocando menos móveis em aterros se os guardarmos por mais tempo”, explica.
MISTURE COM UMA VARIEDADE DE OUTRAS TEXTURAS
O couro é um material muito versátil e ficará bem em diversas combinações. ‘O couro combina muito bem com outros materiais… lãs, camurça, veludo e outros tecidos também’, me conta Kathryn. “Sofás de couro funcionam especialmente bem com tapetes e carpetes para adicionar uma variedade interessante de materiais ao interior”, acrescenta ela.
Martha acha que os sofás de couro se adaptam perfeitamente a espaços formais e informais. ‘Eles complementam sem esforço vários estilos de ambiente e elementos de design, incluindo madeira, metal ou tecido, criando uma atmosfera visualmente atraente e harmoniosa. A mistura de texturas, como o couro com outros materiais, confere profundidade ao design geral”, explica o designer e arquiteto.
No entanto, Martin alerta para não exagerar no visual do couro e aconselha a manter uma abordagem equilibrada: ‘Isso não significa que você deva preencher uma sala inteira com ele. Tudo que você precisa é de um sofá de couro ou cadeira para trazer um toque de sofisticação descontraída para a casa ‘, diz ele. Peter destaca outro ponto a considerar e diz que os sofás de couro não funcionarão num espaço se não houver nada de igual “gravidade” para apoiá-los. ‘É um material real e deve ser apoiado por outros materiais reais – lindos pisos de tábuas largas de carvalho maciço, lareira de pedra…’ ele diz.
Fonte: Livingetc
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.