Elimine o estresse da mudança com estas dicas de especialistas, esteja você se mudando de país ou de cidade, um pouco de preparação ajuda muito.
Ah, mudança: apenas a ideia de empacotar tudo que é precioso para você em caixas e transportá-las do ponto A ao ponto B pode ser o suficiente para deixar seu cabelo em pé.
Se você acha que tudo o que precisa para o dia da mudança é um monte de caixas de papelão e um pouco de fita adesiva, pense novamente. Mas não se preocupe – estamos aqui para ajudá-lo a superar o estresse. A blogueira Chrissy Halton, fundadora do Organize My House, reuniu alguns conselhos sobre como tornar todo o processo mais fácil.
Veja também:
- Mudança na pandemia: o que você deve saber sobre se mudar durante o coronavírus
- Imóvel antigo: quais os prós e contras de investir em um lugar que precisa de reformas
- Nova realidade e novas necessidades: o que mais mudou nas casas durante a pandemia
Aqui estão as principais lições para uma mudança tranquila:
Pense fora das caixas
Você precisa obter caixas de mudança resistentes (não as caixas na pilha de reciclagem em seu supermercado), plástico-bolha limpo e fita adesiva de qualidade.
Faça os passos certos
“A estratégia de mudança mais importante é ter um plano antes de começar a embalar”, diz Halton. Assim que você souber seu destino, ela sugere que você se sente com uma planta de sua casa atual e da nova casa e descubra o que levará aonde. Então, se houver itens que você não conseguirá encaixar no novo local, organize antes de mudar. A última coisa que você quer é chegar em suas novas instalações com bagagem desnecessária.
Arrume direito
Halton diz que é sempre bom começar a embalar as coisas menos usadas primeiro e, o mais importante, etiquetar cada caixa. “Pense no futuro e etiquete todas as suas caixas com os novos cômodos de sua casa, não com os cômodos de sua antiga casa”, diz ela. Ela também aponta que é melhor embalar os itens mais pesados na parte inferior. Coisas leves como as roupas do seu armário podem ir para o topo de cada caixa.
Relaxe no dia da mudança
O segredo durante o dia da mudança é manter-se organizado. “Quanto mais você sentir que o dia da mudança está sob seu controle, mais fácil será relaxar”, diz Halton. Para ajudar a manter as vibrações calmas, Halton sugere embalar uma caixa para o dia da mudança com todos os itens básicos de que você precisa nas próximas 24 horas. Sua caixa pode incluir coisas como um conjunto de pratos e talheres, uma cafeteira, uma caneca de café, lanches, ração para animais de estimação, toalhas, todos os seus carregadores e roupas de cama para a primeira noite.
Desempacote como um profissional
Você está em sua nova cozinha cercado por 30 caixas de aparência idêntica com a palavra ‘cozinha’ escrita nelas. Qual caixa você ataca primeiro? “Além de rotular cada caixa por ambiente, também vale a pena sub-rotulá-las como ‘importantes’ ou ‘menos importantes’, para que você saiba quais abrir primeiro”, diz Halton. Ela também aponta que você pode desempacotar as coisas que usa com mais frequência primeiro, como itens essenciais de cozinha e banheiro, e desempacotar um cômodo de cada vez. “Leve o tempo necessário com o processo de desempacotamento”, diz Halton. “Você não vai a lugar nenhum. Você acabou de chegar.”
Veja também:
- Como fazer uma mala com eficiência: prepare-se para se surpreender com o espaço que você economiza
- Conheça a técnica “verde amarelo vermelho” para arrumar a bagunça na sua casa
- Como planejar um closet funcional e deixar suas roupas mais organizadas
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br