Quer deixar a sua casa mais aconchegante e quentinha nesse inverno e não sabe qual modelo escolher? A lenha, ecológica, a gás, elétrica… Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo para escolher a lareira ideal para sua casa.
Veja também:
- Plantas: aqui está o que você precisa saber antes do inverno
- Casa vertical: projeto inovador tem a frente toda de vidro
- Adega ou bar em casa: dicas para criar um espaço personalizado
“Costumo dizer que a função dela é semelhante a uma mesa de jantar, pois reúne família ao seu redor para bater papo, tomar um vinho ou simplesmente conviver”, afirma o arquiteto Bruno Moraes.
De um modo geral, a instalação de todos os modelos pode ser feita na mesma altura: 40 cm do piso para que a chama esteja confortável para a visualização dos habitantes da casa. Mas o tamanho do nicho pode variar de acordo com o tipo de lareira escolhida. Para o modelo a lenha, o indicado é 45 cm para a chama, enquanto as versões ecológicas e com lenha pedem entre 60 a 70 cm.
Saiba como escolher a lareira certa para sua casa:
Lareira clássica
Abastecida com lenha, a lareira tradicional precisa ser acompanhada de uma chaminé ou de um duto de exaustão para a fumaça. Por isso, ela deve ser pensada durante a construção da residência, caso contrário, será preciso fazer uma grande reforma no ambiente.
No mercado, encontram-se modelos pré-fabricados de alvenaria, metal ou concreto. A parte interna deve ser composta por plaquetas de tijolo refratário. Se o duto for escondido, convém utilizar materiais resistentes a altas temperaturas e bons isolantes térmicos, como o gesso rosa e a lã de rocha.
Na lareira clássica, a rápida elevação da temperatura e a queima acelerada da lenha são as principais desvantagens.
Lareira ecológica
Opção ideal para quem mora em apartamento ou não pensa em fazer uma grande reforma. Por não fazer fumaça, tão pouco expelir odor ou fuligem, não é preciso prever uma chaminé ou tubulações específicas para a lareira ecológica, abastecida com álcool especial.
A arquiteta Isabella Nalon explica que a lareira ecológica pode ser instalada em diferentes superfícies, como pedra natural, madeira ou porcelanato. “Para equacionar o aquecimento em cima da lareira, geralmente especifico uma pedra natural ou um tijolo refratário recuado para não correr o risco de superaquecer”, diz.
Esse tipo de lareira é mais versátil, pode ser incluída em uma mesa de centro da sala de estar, um dormitório ou até na área externa. “O modelo vai bem em diferentes espaços e tem grande durabilidade e usabilidade. Também gosto muito da flexibilidade, pois é possível transportá-la de um ambiente para o outro”, descreve o arquiteto Bruno Moraes.
Lareira a gás
O modelo a gás dispensa dutos e chaminés, mas exige uma tubulação de gás para cumprir as normas de ventilação. Apesar de uma reforma ser indispensável para o funcionamento da lareira a gás, ela apresenta como benefício o fato de não precisar ser reabastecida por lenha ou álcool frequentemente.
Lareira elétrica
Similar a um aquecedor, a lareira elétrica produz calor para aquecer o ambiente e reproduz o fogo em uma imagem em 3D. A vantagem desse modelo é sua fácil instalação e acionamento. Por outro lado, a desvantagem pesa no bolso: o alto consumo de energia elétrica.
Veja também:
- 10 maiores tendências de decoração na quarentena
- Decoração rústica: designer ensina a aplicar em 6 passos e 25 fotos
- Mármore ou granito? Saiba qual dessas pedras naturais é melhor para sua casa
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br