
Você já percebeu que um aroma, seja de um produto de limpeza ou de uma vela, pode ressoar com você em um cômodo da casa, mas não em outros? Você não está sozinho!
Cientistas da Procter & Gamble conduziram estudos abrangentes sobre quais aromas ressoam mais com seus consumidores em vários cômodos da casa, ajudando a orientar o desenvolvimento de seus aromas.
+ 10 coisas das quais me livrei em casa depois de fazer 45 anos
+ 6 erros de decoração que deixam a fachada da sua casa com um visual cafona (e como evitar)
De acordo com o site Real Simple, Arianna Castro, cientista da Swiffer na P&G, Kristen Pumphrey, fundadora da PF Candle Co., e Steve Soderholm, perfumista e cofundador da Ranger Station, revelaram quais são os melhores aromas para cada cômodo.
A entrada
Não há segunda chance para causar uma primeira impressão, então certifique-se de que a entrada da casa esteja com um aroma agradável quando os convidados chegarem. E não apenas os convidados! Depois de um longo dia de trabalho, não há nada melhor do que chegar em casa e encontrar um ambiente com um aroma maravilhoso. “Quando um convidado entra pela primeira vez, você quer causar uma boa impressão”, diz Soderholm. “Eu adoro aromas intensos com notas de topo bem intensas — por exemplo, algo bem picante ou cítrico sempre resolve o problema.”

O quarto
“No quarto, onde reina a tranquilidade, descobrimos que os consumidores gravitam em direção a aromas calmantes que promovem relaxamento e um sono reparador”, diz Castro. Ela afirma que a lavanda é uma das preferidas para o quarto, assim como aromas de linho e algodão frescos, pois evocam o conforto de lençóis limpos e impecáveis , criando um espaço confortável onde o relaxamento pode prosperar. Pumphrey diz que, para uma vibração calmante, opte por verbena-limão, lavanda, bergamota ou jasmim. “Para um clima mais sensual, opte por almíscares, madeiras pesadas, âmbar, sândalo, cedro e gardênia”, sugere ela.
Soderholm recomenda escolher um aroma que seja 100% seu, porque este é o seu espaço e santuário. Ele diz que gosta de usar aromas com notas de âmbar no quarto.
A sala de estar
Ao entrar na sua sala de estar, Soderholm diz que gosta de escolher um aroma que seja confortável por um longo período. “Aromas marcantes podem ser opressores para algumas pessoas, então prefiro aromas básicos em vez de algo pesado”, explica. Ele sugere algo quente e amadeirado, pois são reconfortantes para a maioria das pessoas.
Castro destaca que a sala de estar é um espaço que muitas vezes funciona como o coração da casa. “Descobrimos que os consumidores buscam aromas que inspirem aconchego e conexão na sala de estar. Frutas tropicais, com seus aromas vibrantes e revigorantes, infundem o ambiente com uma sensação de aventura e alegria, enquanto aromas de ar fresco e as notas reconfortantes de lavanda e baunilha criam um ambiente convidativo”, diz ela, destacando também que os aromas do oceano adicionam um toque refrescante que convida ao relaxamento.
Pumphrey tem uma abordagem um pouco diferente, sugerindo aromas terrosos, aconchegantes e reconfortantes como patchuli, cedro, pinho, cedro e baunilha, alternando notas que combinam com a estação. “Florais frutados são encantadores na primavera e no verão, enquanto madeiras mais pesadas e especiarias são ótimas no outono e no inverno.”
A cozinha
A maior lição na cozinha? Evite escolher algo que entre em conflito com os aromas da cozinha . “Notas frescas, herbais e neutras ajudam a realçar a atmosfera do ambiente”, diz Pumphrey. Ela sugere aromas como alecrim, lavanda, manjericão, camomila, sálvia, tomilho, hortelã, limão, toranja e fragrâncias terpênicas como incenso e madeiras.
“Nossa pesquisa indica que os consumidores preferem fragrâncias cítricas, que energizam o ambiente e estimulam os sentidos, criando uma atmosfera refrescante”, diz Castro. “Notas de ar fresco se misturam aos aromas frescos de maçã e pera, resultando em um ambiente limpo e convidativo.”
O banheiro
Quando se trata do banheiro, Pumphrey recomenda aromas fortes, limpos e frescos, como cítricos, musgo de carvalho, frutas, eucalipto e lavanda. Castro também menciona que os aromas frescos e arejados repercutem bem entre os consumidores, de acordo com seus estudos.
Soderholm sugere arriscar se você estiver acendendo uma vela no lavabo quando tiver visitas: “É um espaço divertido para expressar sua personalidade com uma fragrância. Use algo divertido e diferente aqui — eu gosto de usar algo com patchuli ou vetiver.”
A sala de jantar
“Quando não estiver em uso para as refeições, opte por notas amadeiradas, resinosas, levemente adocicadas e balsâmicas”, diz Pumphrey. Ela prefere aromas como resina, oud, ládano, olíbano, âmbar, baunilha, fava tonka e abeto balsâmico. “Durante as refeições, opte por velas de cera de abelha sem perfume para uma fragrância leve de mel que não se sobreponha ao que está no seu prato”, diz ela.
O Escritório
Para manter as ideias fluindo, Pumphrey aconselha escolher algo estimulante, revigorante e energizante. Ela sugere aromas como alecrim, gengibre, menta, bergamota e florais suaves.
Fonte: RealSimple
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.