Em poucas palavras, os quartos úmidos são banheiros com conceito aberto e com um design minimalista. Em seu visual, encontramos área de banho aberta, com um enorme ralo, geralmente, no centro do espaço.
Sem tapetes, portas de vidro e cortinas de chuveiro. Em alguns casos, cem por cento do banheiro é revestido com azulejos para ser totalmente resistente à água. Popularmente, inclui uma banheira independente do chuveiro e uma divisória de vidro.
Leia também
- Banheira: o sonho de um spa em casa é possível (até para lugares pequenos!)
- Antes e depois: do banheiro minúsculo e apertado ao charmoso e cheio de estilo
- Bacia sanitária: guia definitivo para escolher o modelo certo para a sua casa
Nesse caso, todas as prateleiras e vaso sanitário são posicionados do outro lado da pia. O look final serve como um meio termo entre o conceito aberto de banho e a funcionalidade.
Onde originou essa ideia?
O conceito de quarto molhado ou banheiro com conceito aberto é derivado do design japonês, onde o banheiro típico consiste em um chuveiro e banheira. Todas as pias, prateleiras e vasos sanitários estão, na maioria das vezes, localizados em locais separados.
Na América, as salas úmidas foram inicialmente implementadas na década de 1960 como uma solução para espaços pequenos.
Prós e Contras
- Prós
Os banheiros parecem maiores
Uma grande atração para a sala úmida é a abordagem ‘menos é mais’ para grandes espaços abertos. O tamanho real do banheiro é irrelevante. Uma sala úmida é garantida para dar ao seu espaço uma aparência elegante com um espaço extra.
Serenidade e luxo em um só lugar
Um dos princípios básicos por trás da sala úmida é uma conexão interna-externa com a natureza, considerando que essa é uma das maiores tendências de design de 2021. A tendência de quarto úmido chega na esteira do COVID-19 após uma luta coletiva para encontrar serenidade e relaxamento enquanto está trancado em casa.
Aumento no valor do imóvel
De acordo com um relatório do Fixr, “as remodelações de banheiros atualmente recuperam entre 56 e 70 por cento, dependendo do nível de qualidade dos materiais”. Ele também mencionou que “como os quartos úmidos costumam usar materiais de alta qualidade e são considerados uma adição de luxo, eles podem se recuperar um pouco mais no momento da revenda.
- Contras
Valor mais elevado
O relatório também menciona que as salas úmidas custam cerca de 20 a 30 por cento mais do que a reforma de um banheiro tradicional. Isso ocorre principalmente porque a impermeabilização do espaço pode ser cara e os materiais são mais difíceis de encontrar. Além disso, há a questão do piso, onde o piso de uma sala úmida deve se inclinar em um determinado ângulo para garantir que a água seja drenada corretamente.
Fonte: PureWow
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br