Como pode atestar qualquer pessoa que já passou pelo processo de busca por cores de ambiente, escolher a cor certa para um ambiente pode ser um campo minado com infinitas opções e nuances sutis a serem compreendidas e superadas. Mas junto com qual é a cor mais estressante?
Também nos perguntam frequentemente ‘qual é a cor mais cansativa? De acordo com os psicólogos das cores, a cor mais cansativa e cansativa é o “amarelo brilhante”.
+ Estilo Mermaidcore: saiba o que é e como aplicar na sua casa
+ A cozinha moderna de Jennifer Aniston com armários de estilo atemporal
+ “Succession” da HBO é a fonte dessa tendência de interiores – já estamos obcecados
No entanto, decorar com amarelo não é de todo ruim, especialmente quando usado como cor de destaque em casa. Também tem muitas conotações positivas. Aqui, psicólogos de cores, decoradores e especialistas revelam por que o amarelo brilhante é a cor mais cansativa – e como decorar com um amarelo mais suave de uma forma mais agradável e menos estimulante, usando o círculo cromático para criar combinações de cores fortes, usando o amarelo como destaque sombra e quais variações usar para criar um esquema que não sobrecarregue.
Qual é a cor mais cansativa?
Pode ser uma surpresa ouvir que o amarelo é a cor mais cansativa, mas há um método na loucura. Embora muitas vezes nos digam que o amarelo pode aumentar nossa auto-estima e confiança, os efeitos desfavoráveis são, obviamente, exatamente o oposto. Quartos amarelos podem ser visualmente cansativos e irritantes para algumas pessoas.
‘O tom errado de amarelo, ou muito, pode levar a sentimentos de irritação, ansiedade elevada, nervosismo e depressão’, diz Karen Haller, especialista em psicologia das cores, professora e autora do best-seller The Little Book of Color. ‘Amarelo é um dos primários psicológicos e está relacionado com as emoções do sistema nervoso. Na pior das hipóteses, o amarelo pode provocar sentimentos suicidas.’
Mas isso não quer dizer que você não deva usar amarelo nas ideias de decoração da sua casa. Na verdade, a cor amarela é enigmática e forte, e pode ser usada com grande efeito. Portanto, se você adora decorar com amarelo, a chave do sucesso é encontrar o tom certo para você. Veja como alguns de nossos designers de interiores favoritos usam essa cor ‘cansativa’ de uma maneira positiva e estimulante.
COMO USAR O AMARELO EM CASA
Amarelo, apesar de suas conotações negativas, é a cor do sol, e o sol traz felicidade. Tem um comprimento de onda relativamente longo e é emocionalmente estimulante, fazendo-nos sentir positivos e otimistas.
Decore com um tom amarelo claro
A versatilidade do amarelo o torna o favorito de alguns dos melhores designers de cozinha. Francesca Rowan-Plowden acredita que funciona perfeitamente com características de época, como tijolos e vigas antigas.
‘Amarelo é uma cor que as pessoas costumam ter medo de usar, mas é uma cor fantástica para realmente elevar um espaço e criar interesse e recursos. Ele reflete todas as luzes lindamente e faz uma sala parecer muito quente e convidativa. É conhecido por induzir a criatividade e diversão, por isso é fantástico para cozinhas campestres.
Além de considerar o estilo da sala que deseja decorar, você também deve pensar em como usa o espaço e na energia que deseja evocar. Tons mais claros e suaves criarão uma atmosfera calmante, enquanto tons mais fortes e ensolarados oferecem uma energia de alta octanagem. Aumente ainda mais essa energia, optando por acabamentos alternativos, como giz ou laca brilhante.
Use uma cor constrastante
Dispensando um branco clássico, o interior desta despensa na casa da decoradora de interiores Sarah Brown quase brilha com calor e a cor faz um cenário perfeito para todos os produtos embalados.
‘Amarelo é sempre uma boa cor de destaque e usar um tom de mostarda funciona bem dentro de armários ou despensas como uma surpresa edificante ao abrir ou entrar’, diz Sarah Brown, fundadora da Sarah Brown Interiors. ‘É mais fácil incorporar esta sombra em um esquema se você estiver um pouco desanimado com a tinta amarela brilhante em sua casa e é particularmente eficaz em espaços mais escuros e sombrios, pois cria uma sensação de calor.’
Esqueça as regras e use o amarelo total
O amarelo pode ser ‘cansativo’ para alguns, mas para outros pode trazer alegria e diversão. Se você estiver no último, faça tudo e abrace essa tonalidade feliz.
Em seu livro, Recipes for Decorating, a consultora de cores da Farrow & Ball, Joa Studholme, observa que estamos adotando tons mais fortes ao decorar nossas casas, apesar dos conselhos anteriores de ficar longe. Isso inclui a gama de tons de vermelhos e rosas a laranjas e amarelos encontrados na metade quente da roda de cores. Muita pesquisa foi feita sobre como as cores afetam nosso humor. O amarelo inspira otimismo, criando uma sensação de verão; combine-o com carvão e preto para um visual moderno.
‘As tendências atuais mostram uma mudança real em direção a cores mais brilhantes com um acabamento limpo’, diz Sue Kim, designer sênior de cores da Valspar. ‘Ao escolher uma cor de tinta, não se esqueça de olhar além das paredes – considere o teto, o rodapé, os caixilhos das janelas e as molduras e como eles podem ser incluídos no esquema.’
Aqui, com este esquema clássico em excelentes amarelos ensolarados, Veere Grenney oferece uma masterclass sobre como iluminar uma sala voltada para o norte. Possui papel de parede, cortinas de cama e sanefas em Belvedere em Palha, com cortinas em Varanda, também em Palha, ambas das coleções do designer.
Use o amarelo com moderação em um ponto focal
A cozinha, muitas vezes vista como o coração da casa, é o espaço perfeito para usar cores mais ousadas, que vão trazer alegria e criar um esquema energético. Se for usar amarelo vivo, apesar de ser conhecida como uma cor cansativa, use com moderação.
Amarelo é uma ótima cor de destaque para aqueles que são menos ousados. Adoramos como o Maestri Studio usou um amarelo vívido para destacar o ponto focal desta cozinha. Mesmo em dias cinzentos, esta cozinha moderna mantém-se luminosa e alegre. Além disso, se você se cansar, sempre poderá repintar.
Use variações mais pálidas de amarelo no quarto de uma criança
O amarelo pode ser uma cor difícil de dominar. Para um esquema de quarto calmo e equilibrado, opte por amarelos arenosos ou ocres e combine com azuis. “Como um tom quente e vibrante, o amarelo cria uma resposta emocional que é alegre e evoca energia em um espaço. Os azuis trazem uma sensação de tranquilidade e quando combinados com amarelos enérgicos’, diz Camilla Clarke, diretora criativa da Albion Nord.
Em um emparelhamento clássico, o papel de parede amarelo arenoso de Philip Jeffries é equilibrado por cobertores azuis neste esquema de quarto da Albion Nord.
Embora existam generalidades que podemos fazer sobre as cores e o que as pessoas associam a elas, as cores e nossa afinidade com elas têm muito a ver com nosso ambiente, personalidades e experiências, por isso é vital escolher algumas das cores mais relaxantes para um tom que te deixa mais feliz em casa.
Fonte: Homesandgardens
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!