Porta temperos: essa é a parte mais suja da sua cozinha

Hora de limpar seus porta temperos: eles são a parte mais suja da sua cozinha, segundo um novo estudo. A pesquisa descobriu que as tábuas de corte são a segunda área mais contaminada da cozinha.

Quando se trata de limpar profundamente sua cozinha, você provavelmente gasta mais tempo esfregando sua pia, geladeira, bancadas e outras áreas mais usadas. Mas um novo estudo publicado no Journal of Food Protection descobriu que a maior quantidade de bactérias se esconde em um lugar surpreendente: seus porta temperos.

+ Você provavelmente NÃO está guardando a comida na geladeira da forma certa. Veja dicas!

+ Essa é a melhor maneira comprovada cientificamente para limpar a esponja de louças

+ Nova tecnologia produz porcelanatos que eliminam 99% de vírus e bactérias. Conheça!

Porta temperos é a parte mais afetada em contaminação cruzada na cozinha. Fotos: Pexels
Porta temperos é a parte mais afetada em contaminação cruzada na cozinha. Fotos: Pexels

O estudo, que teve como objetivo descobrir a prevalência e o grau de contaminação cruzada de uma variedade de superfícies de cozinha, descobriu que os porta temperos têm a maior quantidade de contaminação cruzada.

Para obter suas descobertas, os autores do estudo pediram a 371 participantes que preparassem uma refeição composta por hambúrgueres de peru e salada. Para rastrear o movimento de um patógeno, os pesquisadores infundiram na carne um bacteriófago chamado MS2, que não é prejudicial aos seres humanos.

Terminada a refeição, os pesquisadores limparam utensílios de cozinha, áreas de limpeza e superfícies da cozinha para testar a presença de MS2. Eles também coletaram amostras de novas categorias que podem ter contaminação cruzada, como porta temperos e torneiras de pia.

Depois de analisar suas descobertas, os pesquisadores descobriram que os objetos contaminados com mais frequência eram recipientes de especiarias. No total, 48% das amostras estavam contaminadas com MS2. Além disso, as tábuas de corte foram as segundas mais contaminadas, seguidas pelas tampas das lixeiras. De acordo com o estudo, os cabos das torneiras foram os objetos menos contaminados.

“Ficamos surpresos, porque não tínhamos visto evidências de contaminação de recipientes de especiarias antes”, disse Donald Schaffner, professor do Departamento de Ciência Alimentar da Rutgers School of Environmental and Biological Science, em um comunicado à imprensa.

“A maioria das pesquisas sobre a contaminação cruzada de superfícies de cozinha devido ao manuseio de carne crua ou produtos de aves se concentrou em tábuas de corte de cozinha ou torneiras e negligenciou superfícies como recipientes de temperos, tampas de lixeiras e outros utensílios de cozinha”.

Fonte: Martha Stewart

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Bicarbonato de sódio contra pragas: aprenda receita fácil de fungicida caseiro

+ Saúde animal: ar seco favorece doenças respiratórias em cães e gatos. Saiba como evitar!

+ Geleias e compotas precisam ficar na geladeira? Descubra dicas de expert!

Back to top