Você sabe o que é uma porta holandesa? É um modelo dividido ao meio, no qual a parte superior abre para dentro, enquanto a parte inferior abre para fora. Descubra dicas de como incorporá-la na reforma de casa e traga muito mais charme e elegância à sua decoração.
Portas são elementos essenciais em qualquer decoração. Elas conferem mais personalidade aos ambientes e são decisivas para um design de sucesso. Se você busca trazer mais charme, elegância e originalidade à sua casa, então conheça mais sobre a porta holandesa, descubra seus benefícios e confira truques e dicas sobre como incorporá-la em seu projeto.
1. Aposte em bela uma camada de tinta
Um pouco de cor nunca fez mal a ninguém. Seja ela vibrante, neutra ou monocromática, uma porta holandesa, assim como qualquer outro tipo de modelo, pode ficar muito mais bonita e elegante com uma bela camada de tinta. Para um clima mais rústico e casual, aposte em um amarelo-baunilha, por exemplo. Mas, para ambientes mais sóbrios, recomenda-se o uso de nudes ou até mesmo de tons de preto ou cinza.
Veja também:
+ Qual é a melhor cor para porta de entrada? Descubra!
+ Portas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Portas de correr: invista nessa solução para ganhar espaço e praticidade em casa
2. Porta holandesa para despensas
Portas holandesas são adições perfeitas para incorporar na sua despensa! Elas podem ajudar a criar uma coesão maior entre os espaços, auxiliando na fluidez e na interconexão com a cozinha. Além disso, também podem ser boas pedidas para outros ambientes, como adegas ou depósitos.
3. Como porta de entrada
Embora também possam ser incorporadas no interior da casa, é na entrada onde a porta holandesa mostra todo seu potencial. Elas transpiram originalidade e auxiliam na criação de uma fachada cheia de estilo e personalidade. A grande vantagem desse modelo é que você pode criar abertura entre os ambientes, assim como ter privacidade, conforme a sua necessidade, e por isso são apostas incríveis para a entrada de casa.
4. Porta holandesa bicolor
Se uma cor nunca fez mal a ninguém, então duas fazem menos ainda! Extrapole os limites da sua criatividade e aposte em uma pintura “dupla face”. Ou seja, utilize a funcionalidade da porta holandesa a seu favor, colorindo o lado interno de um tom e o externo de outro. Assim, quando uma das partes, seja ela a superior ou a inferior, forem abertas, você terá uma bela combinação para colorir ainda mais seus ambientes.
5. Experimente com as texturas
Você pode brincar com texturas diferentes para criar o clima perfeito para sua casa. Nem toda porta holandesa precisa estar inserida em uma decoração rústica, no estilo ‘fazenda’. Você também pode utilizá-la para compor um design mais moderno, contemporâneo ou até mesmo mais orgânico. Explore o mundo das texturas e encontre o modelo ideal para você!
Veja também:
+ Janelas e portas: saiba como escolher o melhor material para a sua casa
+ Soleira de porta: descubra a função e como utilizar na decoração de todos os cômodos
+ Essa é a mansão leiloada mais cara do mundo! Veja fotos da propriedade de R$ 820 milhões
6. Pet-friendly
Se seu bichinho adora explorar o lado de fora e vive dando escapadinhas por aí, então a porta holandesa é perfeita para você! Assim, os ambientes ainda poderão receber a luminosidade natural pela abertura da meia-porta de cima, enquanto ainda mantém os seus pets seguros e dentro de casa!
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br