Os especialistas aconselham seguir uma “regra de três” ao determinar se é comportamental ou uma condição médica que seu cachorro ou gato (ou qualquer outro animal de estimação) não está comendo.
Sabemos que o controle da porção da comida do seu cachorro é fundamental quando se trata de alimentar nossos animais de estimação, mas também sabemos como estragá-los com guloseimas caseiras. Mas o que acontece quando o seu animal não come? Não há nada pior do que ter a sensação de que seu amigo de quatro patas não está se sentindo bem, e recusar-se a comer é um sinal claro de que algo está errado. Saber se é um distúrbio médico ou uma mudança no estilo de vida que está causando a falta de apetite é o primeiro passo para remediar a situação. Para esse fim, conversamos com especialistas em animais para descobrir por que os animais de estimação às vezes se recusam a comer.
Jessica Jane MacMurchy, coordenadora de adoção da Animal Charity of Ohio, diz que você não deve entrar em pânico só porque seu animal de estimação não comeu – essa mudança às vezes pode ser atribuída a uma causa comportamental. Se houver mudanças importantes na vida de seu animal de estimação (mudança de casa, novos membros da família, troca de comida, saída de férias e assim por diante) aumenta a probabilidade da falta de apetite do animal ser comportamental.
Veja também:
- Quais animais podem aparecer pelo encanamento da privada e como impedir que isso aconteça
- Pet-friendly: aprenda como manter uma casa com pets sempre limpa
- Saiba como escolher o piso ideal para uma casa com pets
MacMurchy comenta: “A ansiedade e o estresse em seu animal de estimação podem causar muitos sintomas diferentes. A falta de alimentação pode ser absolutamente um sinal de estresse, [especialmente] ao adotar um novo animal ou se você estiver passando por qualquer mudança significativa na vida”.
Para ajudar a colocar seu animal de estimação de volta nos trilhos durante um período de transição, MacMurchy sugere manter a calma e preparar para seu animal de estimação comida, como frango cozido ou arroz branco cozido no vapor para atraí-los a comer. Manter um ambiente calmo é igualmente essencial. Enquanto você monitora o apetite do seu animal, MacMurchy recomenda seguir a regra de três: se o seu animal não recuperou o apetite após o terceiro dia, é hora de chamar o veterinário.
Veja também:
- Dispenser de ração para seu pet: aparelho tem câmera com visão noturna HD. Saiba mais!
- Feng shui para felinos: crie energia positiva para o seu gato – e para você!
- 4 passos para transformar a TV velha em uma cama de gato vintage
Os animais de estimação, assim como os humanos, adoecem, mas cabe a nós determinar quando sua doença é grave o suficiente para consultar nossos veterinários. Ryeon Kim, especialista em animais de estimação e fundador da Little Beast, compartilha que a perda de apetite pode ser atribuída a problemas de saúde. “Se você perceber que seu cão tem fezes irregulares ou está comendo grama, é recomendável ir ao veterinário imediatamente”, explica.
Como um pai orgulhoso de seu animal de estimação, você já sabe o que é um comportamento normal e não normal para seu melhor amigo, portanto, monitore seu comportamento e sempre consulte seu veterinário para quaisquer questões médicas.
Foto de destaque: Daria Shevtsova
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.b