Seja para modernizar o ambiente ou para deixar o espaço mais funcional, a reforma de uma casa ou apartamento exige dedicação e tempo. Afinal, reformas envolvem escolhas e custos, por isso, muitas pessoas, só de pensar no trabalho que terão para administrar a obra, desistem da ideia de começar uma reforma.
Porém, um bom planejamento pode significar o melhor resultado no menor tempo e dentro do orçamento programado. Então, inspire-se nessas dicas para começar sua reforma da melhor maneira!
+ Essas são as melhores e as piores reformas para fazer na sua cozinha
+ 10 dicas de expert para que a obra e a reforma sejam rápidas!
+ 8 maneiras de economizar dinheiro na reforma de sua casa
Danielly Barboza, proprietária da DRF Studio Décor, recomenda colocar todas as ideias no papel. “É o primeiro passo para a concretização do sonho de um novo lar”, destaca. Segundo explica, saber previamente o que se pretende fazer é fundamental. “A regra de ouro para uma reforma é definir objetivo e prioridades. Assim, fica mais fácil visualizar como será cada etapa da obra”, afirma.
Contar com o auxílio de um profissional que assuma todas as etapas da obra também pode facilitar muito o processo. “Além disso, tenha em mente que, mais do que conhecer sobre reformas, ele precisa entender e traduzir o seu sonho no melhor projeto executivo”, diz.
Confira mais dicas da Danielly para começar uma boa reforma:
Emissão de laudos técnicos
Se a reforma implicar em mudança na planta original do imóvel, é necessário solicitar autorização na prefeitura, sob pena de ter a obra embargada. No caso de apartamentos, é preciso comunicar ao síndico sobre a presença da equipe de reforma, bem como confirmar quais mudanças podem ou não ser realizadas sem descaracterizar a fachada do prédio, por exemplo.
Definição dos serviços
Um cronograma definindo metas e prazos é fundamental para o bom andamento da obra, inclusive para evitar desperdícios orçamentários com a compra de materiais desnecessários.
O que fazer primeiro
Em geral, uma reforma segue a seguinte ordem: reformas estruturais (mudança de paredes, aumento ou redução de cômodos, lajes, telhados etc.), instalações hidráulicas e elétricas; assentamento de pisos, azulejos e louças; instalação da iluminação, pintura, limpeza e, por fim, a decoração.
A decoração é uma etapa tão importante quanto à reforma em si, pois é nesse momento que o sonho vai se concretizar. Danielly ressalta que, na DRF, esta etapa ganha um destaque especial.
“A pedido do cliente, podemos escolher até os objetos decorativos, como quadros, vasos e artefatos de cama, mesa e banho. Tudo de acordo com o estilo e tendências do momento, justamente para o seu lar fique exatamente como sonhado”, encerra.
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Reforma sem segredos: dicas de experts para reformar um apartamento antigo
+ Qual é a melhor ordem para reformar os cômodos de casa?
+ 3 dicas fáceis para reformar seu banheiro e ficar dentro do orçamento