É seguro fritar alimentos em papel manteiga? Veja o que dizem os especialistas. Essa tendência do TikTok promete uma limpeza mais fácil, mas é uma boa ideia?
O papel vegetal pode ser usado para inúmeras tarefas, incluindo forrar formas de bolo e embrulhar alimentos para cozinhar em papelote. Agora, alguns cozinheiros estão usando papel manteiga em suas frigideiras para ter menos trabalho na limpeza.
+ Aprenda a melhor maneira de abrir um coco maduro
+ Macarrão de panqueca? Veja receita que está bombando no TikTok!
+ Como plantar alho dentro ou fora de casa
Confira um vídeo de como as pessoas têm feito esta técnica.
@eitan No-mess Chicken Dinner 🍗🍗 #dinnerideas #chickenrecipes #cookwithme #parchmentpaper #recipe #nomess #easycleanup #panfry #impressed #delicious #food
Mas, esta é uma ideia que você deve tentar? Especialistas avaliaram a técnica, confira a seguir:
Fatores a considerar
Tal como acontece com muitas dicas e truques de culinária, há certos fatores a serem considerados antes de forrar sua frigideira com papel manteiga.
O papel manteiga é para uso no forno, não no fogão, e é resistente ao calor, mas não retarda o fogo*. Isso significa que é seguro usar em altas temperaturas, como as usadas no cozimento, mas pode pegar fogo se for exposto a uma chama aberta.
*Para contextualizar, um item que é “retardador de chama” é aquele que impede ou retarda a propagação do fogo.
Com isso em mente, vale a pena notar que fritar alimentos não é um caso único. Alguns fogões são elétricos e sem chama, enquanto outros usam gás para produzir uma chama. O tipo de fogão que você possui será um dos fatores que determinarão se você deve tentar esse método.
O que dizem os especialistas
Em geral, não é recomendado fritar em papel manteiga – especialmente se você tiver um fogão a gás, diz Traci Weintraub, chef e fundadora do Gracefully Fed, um serviço de entrega de refeições e restaurante em Los Angeles, nos Estados Unidos. Fogões a gás produzem uma chama aberta, que pode se espalhar para o papel manteiga.
Pode ser seguro fazê-lo em um fogão elétrico, mas mesmo assim, é essencial evitar encher a panela ou a panela até o topo, diz Shawn Matijevich, chef principal de artes culinárias online e operações de alimentos do Instituto de Educação Culinária. Caso contrário, se o óleo borbulhar para o lado, pode levar a um incêndio. Além disso, o método não é muito prático.
Como Matijevich aponta, se você acidentalmente furar um pequeno buraco no papel manteiga, você já ficará com uma panela gordurosa e papel pingando. O referido buraco também pode levar a rasgos e quebras, resultando potencialmente em pedaços de papel em sua refeição e ainda mais sujeira.
Como evitar que os alimentos fritos grudem
Embora o conceito de fritar em papel manteiga possa parecer um truque inteligente para economizar tempo, existem maneiras melhores de facilitar a limpeza pós fritura. A dica mais importante, claro, é usar panelas antiaderentes.
Dê tempo à sua panela para aquecer antes de adicionar óleo e, se estiver cozinhando alimentos como carne ou legumes, seque-os da melhor maneira possível antes de colocá-los na panela. Se você estiver fritando alimentos, use um recipiente que tenha “pelo menos duas vezes o volume do que você está fritando para que o óleo não borbulhe no fogão”, diz Matijevich.
Além disso, “use um termômetro de fritar de boa qualidade que permaneça na panela o tempo todo. Se você estiver fritando na temperatura certa, não terá pedaços de comida grudados no fundo e nas laterais”, acrescenta.
Fonte: Martha Stewart
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ 4 dicas para escolher o melhor fogão para a sua cozinha
+ Bolo deu errado? Veja como aproveitar a receita que não ficou como você esperava
+ Dê um up no dogão: aprenda receita de cachorro-quente de pote para celebrar o dia dessa delícia!