Planta aberta: os pontos negativos do conceito aberto para uma família com crianças

Antigamente, as casas eram construídas com cômodos pequenos e fechados, com tudo e todos tão separados quanto podiam ser. Nos anos 90, a construção de casas e o design de interiores mudaram para a onipresente planta aberta. As paredes literalmente desabaram. Agora temos espaços grandes e bonitos onde parece que a própria casa pode literalmente respirar fundo e relaxar.

Com a planta aberta, você pode preparar o jantar enquanto assiste ao jogo na TV do outro lado da sala. Relaxe enquanto fica de olho nas crianças que estão brincando no final do cômodo. 

Conceito aberto. Foto: Luis Martinez
Conceito aberto. Foto: Luis Martinez

O problema? Ninguém morava naquela casa, passávamos o dia fora. O nosso veio com uma criança barulhenta e bagunceira e um estilo de decoração muito mais descontraído. Aqui estão três razões pelas quais plantas abertas são as piores – para uma grande família, pelo menos:

Veja também:
O ruído é amplificado

A acústica de um espaço tão aberto é tão potencializada que podemos simplesmente dar um grito e todos podem ouvir cada palavra. Talvez os vizinhos também possam. Para quem tem criança, é muito bom estar sempre de olho no que elas estão fazendo, mas, elas não vão diferenciar os espaços e podem acabar vindo brincar na cozinha em um momento não muito oportuno e acabarem atrapalhando e/ou correndo riscos. Além disso, é importante que cada criança tenha sua individualidade respeitada e seus horários (para fazer tarefa, brincar, socializar e ler um livro, por exemplo) para obedecer na rotina; o que é dificultado no conceito aberto.

Você não pode esconder a bagunça

Sim, você pode ter uma conversa com alguém na sala enquanto está na cozinha fazendo suas coisas. E essa pessoa também pode ver todos os pratos sujos, bancadas bagunçadas e outros acessórios da vida familiar normal enquanto você conversa.

Organizar a mobília pode ser especialmente desafiador

A logística de organizar os móveis de uma forma que seja habitável e prática em tal espaço também pode ser um incômodo. Como criar separação em basicamente uma sala gigante? Quanto espaço você aloca para o jantar? Qual é o equilíbrio certo? É como um apartamento loft, sem a cama na sala de estar.

Veja também:

Fonte: The Spruce

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top