Se você não pode viver sem um leve toque picante em seus pratos, por que não cultivar esse tempero em casa? Então, descubra a seguir dicas sobre o plantio da pimenta biquinho.
Nada jamais poderá se comparar a temperos e hortaliças caseiros. Todo prato fica muito mais gostoso quando sabemos que os ingredientes utilizados foram criados com carinho. Se você está buscando começar uma horta em casa e adora um toque de ardência nos seus alimentos, então a pimenta biquinho pode ser uma boa aposta para dar início a esse projeto, pois são fáceis de cultivar e apresentam uma série de benefícios à saúde. Portanto, descubra a seguir dicas sobre seu cultivo.
Mantenha-a em ambientes quentes
Pimenteiras, como já se pode imaginar, amam calor! Elas tendem a preferir ambientes úmidos e quentes, mostrando todo seu potencial em temperaturas de 16ºC a 35ºC. Por isso, são perfeitas para o verão brasileiro, podendo ser expostas ao sol direto sem medo nenhum. Mesmo se você não tem um jardim, elas ainda podem germinar e crescer de forma extremamente saudável. Basta posicioná-las em uma janela onde bata bastante sol.
Veja também:
+ DIY: 5 ideias para você dar o primeiro passo e começar a plantar sua horta em casa
+ Dicas para criar um jardim de hortaliças dentro de casa
+ 20 ideias bem simples para montar sua horta em casa (até em pouquíssimo espaço)
+ Dicas inteligentes de jardinagem que podem economizar muito tempo e dinheiro
Plante em solo úmido
Como uma planta tipicamente brasileira, a pimenta biquinho, além do sol, também adora climas úmidos. Por isso, é preciso regá-la diariamente para manter o solo sempre bem irrigado. Mas atenção para não exagerar, pois isso pode causar a morte das raízes. Uma dica? Use um pulverizador para regular a quantidade de água utilizada na rega. Além disso, essas plantas também prosperam em solos bem fertilizados. Então, aproveite os restos de comida e de qualquer outro tipo de matéria orgânica para deixar sua pimenta ainda mais robusta e saudável.
Pode uma vez ao ano
Para manter sua pimenteira ainda mais bonita e proveitosa, é preciso fazer a poda uma vez ao ano. Isso vai ajudar no crescimento e na germinação de novos frutos. Com a ajuda de uma tesoura, retire galhos secos, botões indesejados e galhos que ficam voltados para dentro. Ou seja, isso irá ajudar a estimular o crescimento de novos brotos e a tornar sua planta mais leve, abrindo espaço para novas hastes.
+ Hortelã: cultivar, colher e armazenar. Veja dicas de como plantar essa hortaliça tão versátil!
+ Alecrim: guia com tudo o que você precisa saber para plantar, colher, secar e armazenar
+ Receita de chef: costeleta de porco à grega
Quando colher a pimenta biquinho?
Essa é a hora que todos esperamos… a colheita! Após o plantio inicial, é aconselhado esperar entre 80 a 150 dias para colher sua pimenta biquinho. É claro, que você deve avaliar o estado dos frutos, afinal, cada organismo, assim como qualquer ser vivo, segue um tempo diferente. Mas, via de regra, esse costuma ser o tempo de crescimento total da espécie. Depois disso, é só aproveitar a satisfação de colher os resultados de tanto tempo e dedicação e desfrutar do prazer de ter hortaliças frescas na preparação dos seus pratos.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br