Estas 5 plantas são incrivelmente difíceis de matar. Coloque-as em seu radar se você estiver procurando por variedades que podem sobreviver a quase tudo.
Ao contrário das plantas de dentro de casa – para as quais você pode fornecer cuidados personalizados na forma de controle de temperatura, água e ajustes de luz solar – as variedades externas são mais suscetíveis ao ambiente.
Isso é especialmente verdadeiro se eles forem colocados em um recipiente particularmente profundo ou em um canto distante do seu quintal. Felizmente, existem algumas opções que podem suportar condições mais severas ou uma rega esquecida ou duas (ou três).
Veja também:
- Dicas infalíveis para cuidar das plantas durante o verão
- Perfeita para iniciantes: Kalanchoe é uma das plantas mais fáceis de cuidar e será a queridinha de 2022
- Terrários: a solução para quem tem pouco espaço e gosta de plantas. Confira essas 10 ideias!
A seguir, descubra algumas das plantas mais difíceis de matar que você pode adicionar ao seu jardim.
Cebolinha
Acredite ou não, a cebolinha é resistente na maioria das áreas. “Em climas mais frios, você pode cortá-las e elas sobreviverão ao clima mais severo e rebrotarão na primavera”, explica Lara Hermanson, cofundadora da Farmscape, nos Estados Unidos. “Mas você nunca deve cortar mais de um terço da planta de cada vez, para que elas durem vários anos.”
Sedum
Se você gosta da aparência de suculentas, mas quer um pouco mais de cor, não há como errar com o sedum, diz Wendy Klusendorf, especialista em jardinagem da Rocket Farms, nos Estados Unidos. “Ao contrário da crença popular, a Mãe Natureza não fornece um ambiente único para todas as plantas”, diz ela, observando que essa pode tolerar quase tudo que a natureza coloca em seu caminho, de sombra parcial a pleno sol e solo pobre (pode prosperar em solo arenoso, o que a maioria das plantas odeia).
Gerânios
Outra planta resistente com folhagem verde exuberante e um tom chamativo é o gerânio. “As espécies que prosperam no interior podem não sobreviver ao ar livre devido à incapacidade de controlar a quantidade de luz, sombra e oscilações na água e temperatura”, explica Klusendorf. Embora os gerânios tenham dupla função (eles são populares como plantas de interior e exterior), eles são difíceis de matar quando você os instala em algum lugar onde eles ficarão felizes do lado de fora – isso normalmente envolve solo úmido e várias horas de luz solar por dia.
Ervas
Se você estiver procurando por plantas que possam suportar muitas mudanças, tanto pelo clima quanto pelas estações do ano, Hermanson sugere optar por algumas dessas ervas. “Incluem sálvia, alecrim e tomilho, que são plantas cortadas e renovadas”, explica Hermanson, acrescentando que a lavanda é outra erva que também pode ir longe. Outras plantas comestíveis que são particularmente resistentes, observam nossos especialistas, são hortelã, jalapeños e couve.
Agave
Se você tiver a sorte de viver em algum lugar onde o agave prospere – essas plantas preferem as áreas quentes e áridas -, então você pode plantar este favorito que é difícil matar. Se você mora em algum lugar quente, mas não tem certeza se o agave é adequado para sua área, Klusendorf sugere pegar as chaves do carro para descobrir. “Uma ótima maneira de escolher o que funciona melhor em sua área é dar uma volta rápida ou dar uma volta no quarteirão e ver o que está prosperando nos quintais de seus vizinhos”, observa ela.
Veja também:
- Como recuperar uma planta que está quase morrendo
- Como plantar abacate a partir da semente: aprenda com essas dicas fáceis
- Jardim em vasos: veja como cultivar plantas em apartamentos pequenos
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br