Nos últimos anos, houve uma enxurrada de estruturas impressas em 3D, incluindo casas feitas de argila enrolada e tijolos empilháveis. E agora, pesquisadores da Universidade da Virgínia inovaram com um projeto dentro da Escola de Arquitetura. O professor assistente Ehsan Baharlou e sua equipe misturaram sementes em materiais de construção de barro que, uma vez colocados nas paredes, brotam plantas exuberantes.
Nesta fase, a tecnologia das sementes em barro foi testada em cúpulas e paredes menores, embora, uma vez ampliada, tenha o potencial de isolar naturalmente edifícios, absorver o excesso de água que pode levar a inundações, criar espaços verdes para criaturas urbanas e até mesmo ser carbono zero, pois as plantas absorvem carbono do ambiente ao redor.
+ Inspirada em colmeia de vespa: conheça a primeira casa impressa do mundo feita de argila
+ Maior bairro do mundo com casas impressas em 3D será inaugurado em 2022. Saiba tudo!
+ Esse abajur é feito com cascas de laranja impressas em 3D. Conheça Ohmie!
“Estamos trabalhando com solos e sementes locais misturados com água; a única eletricidade que precisamos é para mover o material e fazer funcionar uma bomba durante a impressão. Se não precisarmos de uma peça impressa ou se não tiver a qualidade certa, podemos reciclar e reutilizar o material no próximo lote de tintas”, disse Baharlou em comunicado.
A ideia, ele disse, é estabelecer “um sistema ecológico ativo que possa armazenar carbono emitido em estruturas de solo impressas em 3D através do processo de fotossíntese”.
Nos próximos meses, a equipe planeja ampliar as capacidades do processo para criar estruturas mais expansivas e tratar as rachaduras que ocorrem no solo quando produzido em maior escala.
Fonte: Colossal
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Arqueólogos descobrem um impressionante mosaico romano embaixo de vinhedo na Itália
+ Esta pequena casa de concreto foi impressa em menos de 24 horas. Conheça Sphere!
+ Eco-resort em Moçambique é impresso em 3D e combinado com materiais feitos artesanalmente. Descubra!