Com 150 metros de altura e 48 andares, Dubai inaugurou em janeiro o maior porta-retrato do mundo. Conhecida como Dubai Frame, a estrutura é o mais recente megaprojeto da cidade e oferece vistas panorâmicas de grandes arranha-céus icônicos de Dubai na paisagem, como o Emirates Towers e Burj Khalife.
Veja também:
- + Verdade ou mentira? Veja projetos de arquitetura inacreditáveis pelo mundo
- + Brasil está em lista de lugares com arquitetura mais visionária do mundo
- + Top 10 de 2017: os arranha-céus de maior destaque no
mundo - + As casas mais extraordinárias do mundo: Netflix exibe série de arquitetura da BBC no Brasil
São duas torres gigantes, de 93 metros de largura e 150 metros de altura, interligadas por uma ponte de vidro de 100 metros de comprimento e 25 metros quadrados, com um observatório de vidro que proporciona uma vista de 360 graus. Telas com realidade aumentada e interatividade identificam os pontos e prédios principais da cidade. Há ainda um museu no térreo que mostra a transformação de Dubai desde que era uma vila até se tornar uma metrópole.
O projeto é assinado pelo premiado arquiteto Fernando Donis, que fez também a Dubai Renaissance Tower. A obra está envolta em algumas polêmicas. Há suspeitas de corrupção e também de que o projeto poderia ter sido usado sem consentimento do seu arquiteto original.