O cinza está saindo de moda? Designers nos contam suas opiniões

Depois de anos vendo tudo todo cinza, parece que as tendências de interiores estão oficialmente se afastando da paleta que se tornou um item básico no início dos anos 2000. De acordo com alguns especialistas, nunca é cedo demais para dizer adeus aos cabelos grisalhos.

Mas, não elimine os pincéis ainda. Alguns de nossos outros especialistas em design favoritos insistem que o cinza não acabou – existem apenas maneiras legais de atualizar a tonalidade.

Quais cores combinam com marrom? 4 combinações de cores perfeitas
5 cores de carpete a serem evitadas
6 itens de decoração que você pode se arrepender de ter comprado

Continue lendo para descobrir o que os designers dizem que acontecerá com os interiores cinza..

A favor do cinza

Cinza é clássico

Parece que uma das maiores reclamações sobre o cinza é que ele é chato, monótono e exagerado. Mas, como explica o designer Ami McKay, da PURE Design, tudo depende de como você o usa.

“A cor é subjetiva – sempre haverá pessoas que consideram o cinza clássico e ele continuará a ter um lugar como um neutro útil”, diz McKay. “É tudo uma questão de equilíbrio e matemática visual. Não gosto muito de muito cinza porque pode ser apático, mas sobrepor-se com tons quentes de areia funciona.”

Basta adicionar mais cor

Se você tratar o cinza como um neutro clássico, será incrivelmente fácil atualizá-lo para se adequar à estética atual. Se você deseja modernizar seu espaço cinza, adicione mais algumas camadas ou use-o para complementar cores de destaque mais ousadas, sugere McKay. Por exemplo, lambris pintados de greige podem ser aprimorados com um papel de parede colorido acima.

Um toque de cinza sempre funcionará

A designer Caitlin Kah, da Caitlin Kah Interiors, diz que o cinza é ótimo, desde que você o use com moderação.

“Acho que um toque de cinza, em uma sala que precisa, é adorável”, diz ela. “Não costumo usar o cinza como inspiração inicial para um espaço, mas sim uma cor que é aplicada posteriormente, seja em um tapete ou no fundo de um tecido.”

É uma “cor camaleão”

Embora o cinza possa ser uma ótima base neutra, o designer Dan Mazzarini adverte que não deve ser visto como intercambiável com outros neutros. Em vez de pensar no cinza como outro neutro além do branco, pense em como ele pode melhorar a paleta de cores do seu quarto.

Pensando nisso, Mazzarini não vê o tom indo embora tão cedo. “O cinza sempre terá seu lugar! É uma cor camaleônica que complementa muito bem os tons quentes e frios, desde que seja usada intencionalmente”, diz Mazzarini.

Nenhuma cor está realmente fora

De acordo com a designer Kate Marker, o cinza não vai a lugar nenhum, já que as cores raramente acontecem. Enquanto os brancos quentes e os beges suaves estão definitivamente substituindo os brancos e cinzas nítidos, ela sabe por experiência que nenhuma cor está realmente “fora”.

“Novas combinações de cores atualizam uma paleta de cores e adoramos combinar cinza com um rico tom de caramelo ou sotaque de latão”, explica ela. “À medida que os tons de madeira se aprofundam e as texturas tecidas permanecem fortes, o cinza é um bom equilíbrio para o calor desses materiais naturais.”

Contra cinza

Cinza teve seu tempo

De acordo com o designer Peter Spalding, essa mudança do cinza não é apenas uma mudança bem-vinda: era inevitável. Como o ciclo de tendências muda com tanta frequência, era uma questão de tempo até que o cinza saísse de moda.

“Qualquer coisa que defina uma década provavelmente estará fora de moda na próxima”, diz Spalding. “Paredes frias e cinza com piso cinza e móveis cinza foram uma escolha para muitos durante a década de 2010. Essa mudança era inevitável – e agora é bem-vinda.”

Não é tão seguro quanto parece

Uma razão pela qual o cinza reinou supremo por tanto tempo, de acordo com Spalding, é porque parecia seguro. Mas ele também insiste que este é um nome impróprio.

“Às vezes, jogar pelo seguro não é tão seguro assim”, diz Spalding. “À medida que as pessoas criam a próxima iteração de sua casa, elas devem torná-la um reflexo de si mesmas e não de todos os outros.” E, ao fazer isso, tente alcançar para outras cores que falam com você além do cinza.

Estamos prontos para espaços mais quentes

Embora existam, é claro, cinzas quentes e frios, a designer Jillian Hayward Schaible diz que o design está recentemente se inclinando para paletas mais quentes e espaços mais aconchegantes – e isso é o responsável pelo declínio do cinza.

“Trazer tons mais quentes e elementos naturais para nossas casas ajuda a trazer aquela sensação de sol e ar livre de que tanto precisamos”, explica Hayward Schaible. “E eu prevejo que essa tendência ainda vai durar algum tempo”

É hora de dar lugar aos florais

Juntamente com os espaços mais quentes, Hayward Schaible diz que há outra razão pela qual os cinzas estão diminuindo em popularidade. Grandes padrões florais estão voltando para casa, e ela espera que vejamos mais cores, paredes destacadas e tons quentes tomando o lugar do cinza.

Tudo depende

Alguns designers não estavam prontos para dizer de uma forma ou de outra se o cinza está desaparecendo. Enquanto Spalding está feliz em nos ver fazendo uma pausa coletiva dessa tonalidade, ele admite que algumas variações ainda podem funcionar – mas você precisa ser altamente seletivo. Tente optar por tons neutros em tons quentes em vez de cinzas azuis frios.

Mazzarini aponta que o problema pode não estar no cinza em si, mas sim na sombra. Se você está se sentindo monótono e antiquado, considere aumentar o drama e ousar. E Hayward Schaible concorda, observando que sua melhor aposta é simplesmente adicionar novos itens que estão mais na moda. Para atualizar sua casa, tente camadas de madeira natural para obter textura e calor, e algumas plantas para dar aquele toque ao ar livre, ela sugere.

O designer Benji Lewis tem um sentimento semelhante sobre o assunto. Se você ficou todo grisalho e está preocupado com as coisas que parecem datadas, tente incorporar cores e acabamentos que agitem a fórmula e adicionem calor, ele sugere.

Se você está descobrindo que os acessórios cinza são o seu problema, Lewis diz que também há uma solução para isso.

“Se, como sugere a aposta segura, você escolheu níquel ou cromo como acabamento em seu quarto cinza, explore a possibilidade de incluir um pouco de latão polido de alguma forma”, diz ele.

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

Back to top