O estúdio de pesquisa e arquitetura AI Space Factory projetou uma casa impressa em 3D para a superfície de Marte – e parece uma colmeia. Chamada de Projeto Marsha, a residência vertical foi idealizada para o Desafio Habitat Impresso em 3D da NASA e foi endossada pela agência.
Cada ‘colmeia’ pode acomodar quatro astronautas e pode ser impressa em 3D in loco usando um rover de construção estático e materiais coletados da superfície do Planeta Vermelho, incluindo basalto e bioplástico renovável. O design vertical de Marsha alivia as restrições atmosféricas de Marte, minimizando o movimento do rover de construção em terreno desconhecido, permitindo que ele imprima enquanto está estático.
Ou seja, onde as estruturas na Terra são projetadas principalmente para gravidade e vento, as condições especiais em Marte apontam para uma estrutura otimizada para lidar com a pressão atmosférica interna e tensões estruturais: um contêiner vertical com uma pegada mínima de poluição.
Veja também:
- Designer ganha prêmio por criar abrigo dobrável para refugiados em diversos climas
- O linho é o material do futuro? Esta construção na Alemanha prova o potencial do material. Veja!
- NASA comprova que plantas purificam o ar. Descubra quais são as mais poderosas!
As habitações cilíndricas compreendem uma casca externa, que é amarrada à superfície do planeta (para proteção contra ventos fortes), e uma casca interna que abriga espaços habitacionais. Estes são definidos em quatro andares, com um laboratório úmido no nível inferior, cozinha e laboratório seco acima, e os dois andares superiores para recreação. Os quartos são concebidos como cápsulas de dormir semi-fechadas que oferecem privacidade.
Veja também:
- NASA oferece mais de R$ 2 milhões se você descobrir nova comida de astronautas. Entenda!
- Fotos raras da Nasa vão a leilão: única foto de Neil Armstrong na Lua é uma delas
- Aventureiro misterioso paga R$ 140 milhões para viajar para o espaço com Jeff Bezos
Uma grande clarabóia cheia de água cobre a residência e filtra a luz através da altura do edifício. A AI Space Factory agora construirá um protótipo 1:3 da residência Marsha como o próximo estágio do projeto. Veja como seria o interior das colmeias:
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br