Mais barato e sustentável: molduras e fachadas de isopor dão acabamento como gesso. Saiba mais!

Para quem vai construir ou reformar, a solução de molduras em EPS ou “isopor”, como popularmente conhecido, garante um acabamento de baixo custo, que pode ser utilizado nos mais diversos tipos de estruturas e compor vários estilos de design.

Seja para decorar ambientes externos ou internos, a moldura em EPS (ou isopor) é rápida e fácil de ser instalada, podendo ser aplicada inclusive em áreas molhadas, como banheiros, lavabos, cozinhas e áreas de serviço, uma vez que o material não se deteriora na presença de água e não permite a proliferação de fungos e bactérias.

Molduras e fachadas em EPS, ou isopor, são econômicas e sustentáveis. Fotos: Divulgação/Grupo Isorecort
Molduras e fachadas em EPS, ou isopor, são econômicas e sustentáveis. Fotos: Divulgação/Grupo Isorecort
Veja também:

No Brasil, o mercado oferece uma linha completa, que proporciona uma obra limpa em relação às molduras convencionais de gesso, sem levantar poeira durante a aplicação. “O material é leve, resistente e não trinca, pois é revestido com uma tecnologia de argamassa polimérica, bastante flexível, especialmente para essa solução. Ela não apresenta fissuras em comparação à argamassa cimentícia e proporciona longevidade para a instalação”, explica Karen Peroni, Engenheira Civil do Grupo Isorecort.

Um exemplo de moldura de parede para ambientes internos é o boiserie, bastante utilizada pela realeza na França por volta do século XVIII, e que garante o conforto térmico, deixando os cômodos modernos e elegantes. Já nas áreas externas, as molduras podem ser utilizadas nas fachadas com design reto de cobertura em laje, em fachadas de casas com telhado ou até mesmo em obras com design clássico.

Independente da opção que o arquiteto ou cliente escolher, a solução é fácil de ser aplicada tanto em obras novas como em projetos de retrofit, pois em ambos os casos, a preparação da superfície deve estar livre de resíduos de pinturas e revestimentos e apresentar boas condições de aderência para receber a argamassa colante.

Veja também:

“As molduras com dimensões maiores podem ser instaladas com argamassa colante combinada a elementos mecânicos, como parafusos ou chumbadores. Já as molduras menores pedem apenas o uso da argamassa colante”, pontua a Engenheira.

Moldura em EPS revestida com argamassa polimérica / Crédito: Divulgação/Grupo Isorecort

A finalização do acabamento pode ser executada conforme especificação do projeto, seja em pintura, textura, grafiato ou massa lisa.

Isopor: material sustentável

Tendência crescente em várias cidades brasileiras, a exemplo do que ocorre há tempos nos Estados Unidos e em diferentes países europeus e asiáticos, a adoção de soluções e sistemas construtivos em EPS propõe benefícios a favor do meio ambiente, por ser um material 100% reciclável, composto por 98% de ar e apenas 2% de matéria-prima. O material não emite gases CFC (clorofluorcarbono) em seu processo produtivo.

Tendo o compromisso com a sustentabilidade em suas operações, o Grupo Isorecort coleta as sobras do processo de fabricação de seus produtos e as recicla internamente, sem gerar o descarte de resíduos. Além disso, a companhia implementou um sistema de logística reversa junto aos seus clientes, cooperativas credenciadas e parceiros, promovendo a conscientização ambiental e o reaproveitamento do material.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Back to top