Ladrilhos Hidráulicos: tudo que você precisa saber para usá-los em pisos e paredes de banheiros

O lavabo ganhou alegria com os ladrilhos hidráulicos no projeto de Agatha Ahualli | Foto: Simone Sabbadin

Repleto de histórias, cores e feito de maneira artesanal, os ladrilhos hidráulicos sempre foram uma pedida certa para varandas, cozinhas e áreas sociais em geral. Porém, nos últimos tempos, tem crescido o interesse dos moradores em incluí-lo também em banheiros, lavabos e até na área do box.

Veja também:

Para ajudar quem tem vontade de arrasar na decoração desses espaços, reunimos várias dicas sobre os ladrilhos.

É possível instalar ladrilhos em áreas molhadas?

Sempre surge a dúvida se convém revestir as áreas do box e a parede próxima da pia, por exemplo, que tem contato com a água. A resposta é sim, mas são necessários alguns cuidados para que tudo fique perfeito! É obrigatório que seja realizada uma impermeabilização por meio da resina acrílica de proteção.

A aplicação do impermeabilizante deve ocorrer com o ladrilho completamente seco e limpo. Dessa forma será formada uma película para impedir tanto o contato, quanto a passagem da água pelo piso e pelo rejunte. Atenção: a maneira de aplicar o produto, assim como o prazo de durabilidade variam de acordo com cada fabricante.

Ladrilho hidráulico aplicado em pisos e paredes do projeto de Flávia Rostelato – Escritório Arte Arquitetura
Foto: Mario Chaves 

Qual é o momento certo para fazer a impermeabilização?

É possível realizar uma demão antes da colagem do ladrilho com o rejunte. Porém é imprescindível que se faça a impermeabilização após o assentamento e o rejuntamento. É importante ressaltar que se tome cuidado para não sujar os ladrilhos durante o processo e, caso isso ocorra, é recomendado que sejam limpos imediatamente. Após o trabalho, caso ainda permaneça algum tipo de mancha, a indicação é pela limpeza com detergente alcalino.

Para este lavabo, projeto de Cristiane Schiavoni, a escolha foi pelo modelo de ladrilho hidráulico Amazonas, da Adamá
| Foto: Carlos Piratininga

Há risco de manchar o ladrilho hidráulico?

Se os revestimentos forem aplicados com todos os procedimentos e cuidados necessários (sempre de acordo com as orientações dos fabricantes) não há esse risco. E, com relação à tinta própria do ladrilho, também não há a chance de sair, afinal as peças não possuem uma pintura por cima, mas sim um pigmento misturado no próprio cimento, razão de sua longevidade e qualidade.

Ladrilhos Hidráulicos em área do box de projeto de Rodinei Pinto | Foto: Mario Chaves

Qual tipo de argamassa e rejunte indicados?

Para a colocação de ladrilhos em pisos e paredes tanto de áreas molhadas como secas, recomenda-se o uso da argamassa do tipo AC III (de preferência na cor branca). Os ladrilhos hidráulicos com espessura extrafina, podem ser facilmente colados em paredes usando cola de PU (poliuretano). O rejunte deve ser do tipo flexível.

Ladrilhos Hidráulicos com inspiração 100% brasileira

O diretor criativo da Adamá, o arquiteto Edan Shoher, é completamente apaixonado pelo Brasil. Em suas peças de design exclusivo, ele traduz para o mundo inteiro as riquezas nacionais, concebendo linhas de produtos com nomes bem característicos (Amazonas, Delirio, Gloria, Iemanja, Orixas, Samba, Selva e Urbano), que ficam fáceis de entender com a observação dos desenhos.

Veja também:

Os ladrilhos hidráulicos têm produção artesanal e vários diferenciais. As peças de alta resistência e durabilidade apresentam peso reduzido e espessura de 11mm (diferentemente dos modelos do mercado, que variam entre 16mm e 20mm). Isso garante que sejam introduzidos tanto em instalações verticais, como nas horizontais, além da combinação com outros revestimentos sem a necessidade de rebaixar o contrapiso.

Modelos de ladrilhos Iemanja, Selva, Samba, Amazonas e Urbano, em composições de 9 peças cada | Fotos Divulgação/Adamá

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top