Feito de aço, concreto e vidro, este jardim de infância moderno na China lembra um caleidoscópio, “pois todo o espaço está em constante mudança”. Construída pela SAKO Architects, o jardim de infância localizado em Tianshui, na China, apresenta 483 peças de vidro colorido que vêm em dez cores diferentes.
Colocado acima das portas de vidro, janelas e corrimãos de corredores e escadas, o interior ilumina-se em várias tonalidades assim que a luz do sol atinge as janelas. Por outro lado, durante a noite, o exterior é maravilhosamente iluminado pela luz que ilumina o vidro colorido por dentro.
Família passa 6 horas colorindo cada tijolo da casa com giz
O que fazer na quarentena? 10 projetos criativos com as crianças
Home office sem esforço: 10 ideias para aproveitar o que tem em casa
Isolamento: dicas para transformar o jantar em frente à TV em um momento festi
Imagens: Reprodução
Este jardim de infância colorido na China foi construído em janeiro
Os arquitetos do prédio escreveramm que, durante o dia, quando a luz do sol entra nas salas de aula através do vidro colorido, forma luzes e sombras coloridas, evocando a criatividade e a imaginação das crianças. Enquanto a escuridão cai, as luzes emitidas no interior do edifício criam uma “impressionante cena noturna”.
Centenas de vidros coloridos emitem a impressão de um caleidoscópio rotativo
Outra característica do projeto é que todas as aberturas do jardim de infância são arqueadas, inspirando-se na forma tradicional de moradia em caverna no Loess Plateau, onde o edifício está localizado. A empresa arquiteta que o construiu diz que as janelas em arco que vêm em tamanhos e posições diferentes fazem a criação arquitetônica parecer um bolo de aniversário.
Cansou do isolamento? 13 atividades para fazer com o tempo de sobra
Os painéis de vidro vêm em dez cores diferentes
Outra característica do edifício é o átrio multifuncional, equipado com aquecimento de piso e sistema de ar condicionado. “Esse espaço pode funcionar para várias atividades em diferentes estações do ano”, escrevem os arquitetos. Enquanto o teto de vidro acima desse átrio de três andares permite a entrada de luz natural, as janelas ao redor dele podem ser abertas e fechadas para ventilação ou retenção de calor durante os meses frios.
Quando a luz do sol entra através do vidro colorido, forma luzes e sombras coloridas
Os corrimãos dos corredores e escadas que circundam todo o átrio também são decorados com vidro colorido. À medida que a luz passa através desses vidros de cores vivas, forma sombras coloridas de várias formas. Quando se sobrepõem, criam cores completamente novas e diferentes das dez originais.
No escuro, as luzes emitidas do interior criam uma bela cena noturna
Além disso, os arquitetos instalaram um playground seguro no topo do telhado para que as crianças desfrutem da bela vista ampla da cidade de Tianshui. “Quando as crianças crescerem, elas também se lembrarão de cenários tão espetaculares e terão orgulho de sua cidade natal”, escrevem os arquitetos.
E o telhado do jardim de infância com vista para a cidade de Tianshui é um playground seguro para as crianças.
Corona: safari online e conservação da natureza são novas estrelas no Instagram
Tour virtual: 10 museus para visitar sem sair de casa
5 maneiras inesperadas de relaxar