Mofo, bolor e limo são muito comuns em ambientes externos, como as calçadas. Eles se formam durante a estação mais fria do ano, o inverno, e devido à umidade que se acumula nessas áreas.
Além de passar uma aparência de sujeira, mofo, bolor e limo podem ser extremamente perigoso. Pois, a superfície fica escorregadia, podendo levar a escorregões, quedas e até acidentes mais graves.
+ Qual é a melhor maneira de limpar os rodapés da sua casa? Descubra!
+ Qual é a melhor maneira de limpar espelhos? Descubra um jeito fácil em 3 etapas!
+ Qual é a frequência certa para limpar os potes de comida dos pets? Veja dicas dos veterinários!
Remover toda essa sujeira pode parecer uma tarefa difícil, ainda mais com uma rotina corrida e tantos afazeres. Mas, Priscila Castro, que é especialista em limpeza da Ecoville, empresa especializada em soluções de limpeza, ensina algumas dicas infalíveis para eliminar mofo, bolor e limo. Confira:
1. Ignore fórmulas milagrosas
Provavelmente, você já tentou fazer essa remoção de inúmeras formas e não obteve sucesso. Na internet, são comuns as dicas que envolvem misturas supostamente milagrosas, como vinagre com sabão ou bicarbonato de sódio.
No entanto, elas não são a melhor opção para esse tipo de limpeza. O ideal é utilizar produtos desenvolvidos especialmente para a tarefa. “As misturas, além de ineficazes, ainda podem danificar o seu piso e causar transtornos ainda maiores do que musgo na calçada”, comenta Priscila.
2. Escolha o produto certo
Métodos rápidos e eficazes são a melhor escolha para otimizar seu tempo e fazer uma limpeza completa e higienizar sua calçada. Primeiramente, escolha os produtos certos. Ou seja, opte por aqueles desenvolvidos especialmente para remoção de limos e fungos, como o hipoclorito de sódio.
3. Deixe agir por 10 minutos
Aplique o produto na área desejada, deixe agir por, no mínimo, 10 minutos, esfregue a solução com o auxílio de uma vassoura e depois enxague com água em abundância. Além de remover completamente o bolor, mofo e limo, o hipoclorito de sódio combate germes, bactérias e ainda clareia os revestimentos.
4. Dê um toque final
Agora que o seu piso já está completamente higienizado, chegou a hora de finalizar a limpeza, de acordo com o material de cada piso. Caso sua calçada seja de cerâmica, por exemplo, aposte em produtos que removam crostas e sujeiras menores. Se você tiver uma calçada de pedra, o ‘Limpa Pedra’ é a resposta.
Por fim, após aplicar os produtos, utilize uma vassoura para esfregar o piso. Em seguida, enxague com água.
Quer saber mais sobre cuidados no inverno? Confira em nossas matérias:
4 dicas para deixar a casa mais aconchegante no inverno sem gastar muito
Pintar a casa no inverno? 3 dicas de expert para acertar na escolha da tinta
Guia fácil para cuidar das plantas no outono e no inverno