5 passos geniais que farão seu gramado ser a inveja da vizinhança. Um especialista em paisagismo oferece suas principais dicas para transformar seu gramado em perfeição.
Quando se trata de ficar em cima de cortar seu gramado, pode parecer que a grama do vizinho é mais verde – literalmente. Se você tem vizinhos que parecem ter dominado a arte da manutenção do gramado, é fácil comparar.
Mas Ryan Eilermann, Diretor Sênior de Marketing da Spectracide Lawn & Garden, dos Estados Unidos, diz que para ter um gramado igualmente lindo é fácil, desde que você siga essas dicas de corte de grama toda vez que aparar sua grama. “Manter sua grama na altura certa ajuda a obter a luz do sol e os nutrientes necessários para um gramado exuberante e saudável”, explica ele.
Veja também:
- Grama não é tudo igual: aprenda como escolher a melhor para seu jardim
- As melhores cores para atrair pássaros no seu jardim (e uma cor que é melhor evitar)
- Gramado com ervas daninhas? Veja como acabar com a praga usando produtos naturais!
1. Defina um cronograma
A frequência correta de corte pode variar com base em vários fatores, mas a regra geral é cortar a grama uma vez por semana. “Corte quantas vezes forem necessárias para garantir que você não esteja cortando mais de um terço das folhas de grama de cada vez”, diz Eilermann. “Para muitos gramados, isso é semanal, mas alguns gramados podem precisar ser cortados com mais ou menos frequência. Para ter certeza de que você não está cortando demais, defina um cronograma que seja fácil de seguir.”
2. Não corte sua grama muito curta
Não só manter a grama na altura certa ajuda a ter uma boa aparência, mas também manterá as ervas daninhas afastadas. “Cortar o gramado muito curto pode expor o solo, aumentando o potencial de uma erva daninha germinar e dominar a grama do gramado”, explica Eilermann. Enquanto muitos gostam de ver alguns dentes-de-leão em seus quintais – eles têm muitos benefícios para os polinizadores – um crescimento excessivo não é desejável; outras ervas daninhas não tão bonitas também podem aparecer se a grama for muito curta.
3. Alterne a direção de corte
Cortar seu gramado de forma uniforme resulta em linhas esteticamente atraentes que percorrem sua paisagem – e também é bom para a saúde de sua grama. Para garantir que você está maximizando esses benefícios, Eilermann sugere alternar sua abordagem cada vez que você retirar o cortador de grama. “Corte seu gramado em uma direção perpendicular à direção da última sessão“, diz ele.
4. Evite cortar a grama à tarde
Cortar sua grama no ponto mais quente do dia pode ser difícil para você (aquele calor!), e também pode estressar seu gramado. “Corte sua grama no meio da manhã para dar tempo de se recuperar antes do anoitecer”, aconselha Eilermann.
5. Acompanhe outras tarefas de manutenção
A manutenção do gramado vai além do processo de corte, e é por isso que Eilermann diz para garantir que você também esteja regando, fertilizando e capinando sua grama regularmente, além de tomar medidas para prevenir doenças e controlar insetos. “Observar regularmente seu gramado para esses problemas, manter um cronograma de manutenção regular e ter o arsenal adequado de ferramentas e produtos são essenciais para criar um gramado exuberante e feliz!”
Veja também:
- 5 estratégias para comprar belos vasos – e compor lindos arranjos neles!
- Descubra por que as pessoas estão pendurando sabonete no jardim
- Como está seu jardim agora? Grupo online está reunindo fotos de plantas para te inspirar!
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br