House Zero: casa sustentável é impressa em 3D e leva apenas duas semanas para ficar pronta

Uma equipe de arquitetos e engenheiros está ganhando o circuito de prêmios de construção residencial com a House Zero, uma casa impressa em 3D que combina perfeitamente o design tradicional e futurista.

Em um projeto de demonstração em Austin, a casa moderna de 190 metros quadrados, de meados do século, com três quartos e dois banheiros e meio, foi projetada com madeira natural, iluminação natural abundante e vistas para a natureza, proporcionando um ambiente atemporal.

+ Quer ter a casa própria? 5 dicas para realizar o sonho de forma segura e tranquila

+ Revestimento 3D: dar um ‘up’ naquele cômodo sem graça nunca foi tão fácil!

+ Novo hotel da Noruega será o primeiro com energia positiva. Saiba detalhes!

House Zero é uma casa impressa que vem ganhando diversos prêmios. Fotos: Divulgação/ ICON
House Zero é uma casa impressa que vem ganhando diversos prêmios. Fotos: Divulgação/ ICON

Construída como uma colaboração entre a Lake Flato Architects e impressa pelo sistema construtivo Vulcan da ICON, o esqueleto da casa foi concluído em apenas duas semanas. Depois, os métodos de construção mais tradicionais a tornaram habitável e aconchegante em um período de cerca de nove meses.

“House Zero é o marco zero para o surgimento de linguagens de design inteiramente novas e vernaculares arquitetônicos que usarão a construção robótica para fornecer as coisas que mais precisamos de nossa habitação: conforto, beleza, dignidade, sustentabilidade, acessibilidade e esperança”, escreve Jason Ballard , cofundador e CEO da ICON.

Prêmios que a casa ganhou

House Zero ganhou o Texas Society of Architects Design Award, BUILDER Magazine Builder’s Choice Project of the Year, Most Innovative House of The Year no Future House Awards, Fast Company Most Innovative Architecture Finalist for Spaces and Places e Architizer A+Awards Jury Winner para as categorias Nova Tecnologia e Design.

É fácil ver o porquê; o rico esqueleto de madeira dá um calor familiar intergeracional e sustentabilidade, enquanto o estilo arredondado e silo de grãos das paredes impressas em 3D o colocam diretamente em um cenário campestre.

Interior da House Zero

No interior, a casa foi projetada para manter uma base sólida, com as paredes internas sendo divisórias em madeira para permitir a reestruturação e uma unidade de habitação acessória para flexibilidade à medida que uma família cresce e muda ao longo da vida.

“Minha esperança é que esta casa provoque arquitetos, desenvolvedores, construtores e proprietários a sonhar ao lado da ICON sobre o futuro emocionante e esperançoso que a construção robótica, e especificamente a impressão 3D, torna possível”, conclui Ballard. “A habitação do nosso futuro deve ser diferente da habitação que conhecemos.”

Confira vídeo com mais detalhes:

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Parede viva: sementes vão junto com o barro em impressão 3D de estruturas

+ Impressão 3D: você precisa ver esta nova casa minúscula da Amazon

+ Esse abajur é feito com cascas de laranja impressas em 3D. Conheça Ohmie!

Back to top