Golden fever: inspirações para usar e abusar do dourado que é tendência na decoração

Definitivamente, 2022 é o ano do brilho no décor. O dourado, cor sinônimo de sofisticação, está presente nos grandes projetos de arquitetura e interiores do momento, tanto em móveis e revestimentos, quanto em acessórios e adereços. O sucesso é tão grande que a tendência ganhou o nome de Golden Fever ou “febre de ouro”.

Para quem deseja impressionar, uma alternativa é buscar inspirações antes de eleger os detalhes da decoração. Para contribuir nessa pesquisa, apresentamos um apartamento com assinatura da arquiteta Mariana Cecchini e marcado pela elegância e efeitos do dourado. Confira!

O dourado ganha ainda mais força na combinação com móveis e revestimentos em tons clássicos | Em destaque, o abajur com base na cor ouro e cúpula preta | Projeto de Mariana Cecchini e fotos de Emerson Rodrigues
Luxo contemporâneo

Logo na etapa inicial do projeto, durante as primeiras conversas, Mariana descobriu que sua cliente desejava um espaço repleto de luxo e toques delicados. Para obter o resultado esperado, a profissional apresentou uma série de fotos inspiradoras.

No ambiente, com parede e sofá claros, os protagonistas são o quadro e as luminárias, todos na cor dourado | Projeto de Mariana Cecchini e fotos de Emerson Rodrigues

Na hora de colocar as ideias em prática, a profissional não teve dúvidas que a exuberância do dourado estaria presente na decoração. Afinal, a cor é sinônimo de prosperidade e sucesso. Então, foi só dar asas à imaginação e incluir toques de ouro em muitos detalhes do apartamento.

Veja também:

“Nesse projeto, a ideia principal foi pincelar a cor em vários pontos, como na superfície de algum móvel, nos pés das cadeiras, nas luminárias, nos objetos da decoração, entre outras possibilidades”, conta ela.

Área social com poltronas, tapete e mobiliário sóbrios em contraste com o brilho da luminária de piso e as luzes aconchegantes atrás do painel da TV | Projeto de Mariana Cecchini e foto de Emerson Rodrigues
Harmonia

A decoração, assim como um quadro, necessita de um plano de fundo apropriado para jogar cores e ideias. Portanto, para que o dourado ganhe o destaque merecido em qualquer ambiente, é importante que a cor “converse” com os demais tons do local, ou então crie um contraste surpreendente entre os elementos disponíveis.

Na primeira foto, luzes de led na marcenaria evidenciam os objetos na estante. Em seguida, o dourado se faz presente em pinceladas do quadro ao fundo | Projeto de Mariana Cecchini e fotos de Emerson Rodrigues

No caso do apartamento assinado por Mariana, a ideia foi trazer tanto as cores clássicas, como preto e branco, assim como cores escuras e intensas como tons de verde e cinza. “Nossa cliente não teve medo de ousar, fato muito gratificante, pois pudemos colocar a imaginação em todos os detalhes”, relembra a arquiteta.

O lavabo recebeu pastilhas hexagonais brancas e douradas. A paginação delicada revelou lindos desenhos florais. A luz atrás do espelho assim como o pendente dourado abraçaram ainda mais a atmosfera leve e sofisticada | Projeto de Mariana Cecchini e foto de Emerson Rodrigues
Resumo do Projeto – Dicas finais para fazer sucesso:

– Escolha alguns itens dourados para chamar a atenção, mas não sobrecarregue o ambiente! Ter uma paleta neutra de fundo ajuda muito!

Luminárias e objetos decorativos na cor ouro agregam sofisticação a salas de estar, jantar, varandas, entre outros cômodos de convivência.

Dormitórios, banheiros e lavabos podem receber peças douradas delicadas, tais como louças, pendentes, ou detalhes do mobiliário.

O dormitório apresenta tons mais escuros, mas ganhou uma mesinha lateral dourada. O pendente, com luz quente, contribui para um momento de leitura antes de dormir | Projeto de Mariana Cecchini e foto de Emerson Rodrigues

– Para obter uma atmosfera luxuosa, uma sugestão é combinar as cores preto, branco e dourado.

– Já para quem quer ousar, pode apostar em cores mais intensas junto com o ouro, mas sempre com moderação! Na dúvida, converse com um profissional!

– Luminárias de temperatura de cor quente (2700K a 3000K) aliadas a peças douradas tornam um ambiente agradável e aconchegante.

Luzes de led ajudam a destacar móveis e objetos decorativos, tornando o ambiente ainda mais belo.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top