Geleias e compotas precisam ficar na geladeira? Descubra dicas de expert!

Você deve refrigerar compotas e geleias? Mantenha essas doçuras em seu estado mais fresco com essas dicas de um especialista em segurança alimentar.

Primeiramente, não é nenhum segredo que compotas e geleias são alimentos versáteis e deliciosos que podem adicionar o toque certo a qualquer coisa, desde a uma torrada simples até uma tábua de queijos e frios.

+ Tem que colocar abacate na geladeira? Descubra a maneira certa de armazenamento

+ Essa é a maneira certa de armazenar laranjas para mantê-las sempre frescas

+ Os tomates precisam ficar na geladeira? Descubra como armazenar da melhor forma!

Acima de tudo, quer você faça ou compre suas geleias e compotas, você precisará armazená-las adequadamente para garantir que elas não estraguem. Por isso, uma especialista em segurança alimentar compartilhou o melhor método de armazenamento para preservar o frescor dessas delícias.

Como armazenar geleias e compotas da melhor maneira. Fotos: Pexels
Fotos: Pexels
Onde você deve armazenar geleias e compotas?

Se você acabou de comprar um pote de geleia, pode mantê-lo armazenado no armário da cozinha, pois é seguro até ser aberto, explica Nicole Richard, pesquisadora associada e especialista em segurança alimentar da Universidade de Rhode Island’s, Estados Unidos.

Frascos selados de conservas caseiras também podem ficar à temperatura ambiente. Uma vez que a geleia ou compota é aberta, no entanto, é melhor refrigerar. Richard explica que isso impede o crescimento de fungos e leveduras.

Portanto, se não estiverem na geladeira, as geleias e compotas abertas provavelmente estragarão mais rapidamente.

O armazenamento de geleias e compotas abertas na geladeira retarda o crescimento de micro-organismos deteriorantes, prolongando a vida útil do alimento.

Quando jogar fora geleias e compotas

Por fim, como geleias e compotas são ácidas, Richard explica que os organismos que causam preocupação são bolores e leveduras. Você saberá que é hora de jogar fora se vir mofo, crescimento de levedura ou outros sinais de deterioração.

Além disso, ela observa que os odores fermentados, de álcool ou de levedura provenientes dessas pastas também são sinais de que elas já estragaram. “Além disso, o mofo pode contaminar toda a geleia ou compota, portanto, retirar o mofo visível não é uma opção segura”, compartilha Richard.

Quer saber mais dicas de cozinha? Confira em nossas matérias:

Qual é a melhor maneira de armazenar chocolate? (Dica: não é na geladeira!)

Café sempre fresco: esse é o melhor jeito de armazenar os grãos de café

Como secar temperos e ervas frescas para armazenar para o ano inteiro

Back to top