É muito bom ver a família reunida para apreciar uma refeição gostosa ou então curtir os eventos de final e início de ano. Melhor ainda, quando a decoração e a iluminação dos espaços gourmet – como salas de jantar, barzinhos e varandas – têm uma decoração perfeita para tornar os momentos de fim de ano ainda mais especiais.
Aproveitando o tema das festividades de fim de ano, trazemos dicas de iluminação para esses ambientes ficarem ainda mais convidativos. Confira!
+ Impressione os convidados: enfeite artesanal de centro de mesa com laranja e cravo
+ Vai viajar? Veja 4 dicas para manter suas plantas saudáveis durante esse período
+ Decoração à prova de pets. Como montar uma árvore segura para gatos e cachorros curiosos
Sala de Jantar
As salas de jantar normalmente são amplas e integradas a outros ambientes. Dessa forma, ter uma variação entre as peças embutidas e sobrepostas é a melhor opção. No caso das luminárias embutidas, os plafons que possuem iluminação de foco são as apostas para a luz geral do ambiente. Já para as peças sobrepostas, a sugestão é pelo uso de pendentes ou lustres acima da mesa.
No caso dos lustres, que geralmente são mais imponentes, geralmente é incluída apenas uma peça de destaque. Já com os pendentes, é possível arriscar com a criação de diferentes composições, ao alternar modelos e suas respectivas alturas, para trazer uma atmosfera mais descontraída. A temperatura de cor recomendada é sempre o branco quente (2700k a 3000K) para trazer aconchego e bem estar aos convidados.
Também é preciso verificar a proporção da peça em relação à mesa de jantar. Apesar de não ser uma regra, é indicada uma proporção de um para dois, ou seja, no caso de uma mesa de 2 m de largura, a peça sugerida deve ter, no máximo, 1 metro.
Para o comprimento, as dimensões são variáveis, principalmente quando há composições de vários produtos. No caso da altura, é recomendado que a base das peças fique de 70 cm a 90 cm de distância da mesa.
Áreas Gourmet
Tanto para varandas quanto terraços, a recomendação é por lâmpadas de temperatura branco quente (De 2700K a 3000K). Vale apostar em pendentes decorativos em cima das mesas de jantar ou cordões de luzes decorativos. Para bancadas de churrasco ou de preparação dos alimentos, a luz de temperatura branco neutro pode ser uma boa pedida (4000K) para auxiliar nas atividades. Arandelas e plafons também são bem-vindos nesses locais.
Por fim, para os espaços cobertos há mais opções de luminárias, pois não necessitam de peças com um grau tão elevado de proteção. Já os locais a céu aberto estão sujeitos à ação de intempéries, exigindo cuidados. Então, o mais recomendado nesses casos é que se busque por produtos com Índice de Proteção IP65 (resistente à poeira e aos respingos d’água), IP66 (que suporta jatos d’água) ou IP67 (que resiste à imersão temporária de uma luminária).
Observação importante:
Nas varandas cobertas, quando as luminárias se encontram muito próximas de áreas suscetíveis às ações de chuva e sol, também convém procurar por produtos de iluminação com o grau mínimo IP65.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Zaha é a Cor do Ano 2023: conheça tom potente e que estimula criatividade
+ 4 dicas para melhorar a iluminação da sala de estar e deixá-la mais aconchegante
+ Banco: como usar esse móvel versátil para aproveitar espaço em todos os cômodos