Como humanos, nosso ambiente primário é nossa casa, mas para os gatos, sua preferência primordial é o ar livre, onde podem experimentar o ar fresco e as vistas, sons e estimulação do mundo natural.
Ao empregar alguns princípios do feng shui, você pode criar um ambiente equilibrado e estimulante para o seu gato e para todas as outras pessoas. Feng shui é a arte chinesa de posicionamento, um sistema de design que cria espaços de convivência harmoniosos com base na energia “chi” – a força vital que os praticantes de feng shui acreditam existir em todas as coisas, animadas e inanimadas.
Veja também:
- 4 passos para transformar a TV velha em uma cama de gato vintage
- Saiba como escolher o piso ideal para uma casa com pets
- 4 passos fáceis para acertar na escolha do tapete
Os animais de estimação adicionam energia positiva às nossas casas e vidas – e os gatos, em particular, são altamente sensíveis ao ambiente que os rodeia. Ao criar chi positivo para o seu gato, você o está realmente criando para toda a sua família. Aqui estão algumas dicas do feng shui para criar um espaço positivo para o seu gato.
Encontre um ponto de poder acolhedor.
Pontos de poder para gatos (e seus humanos) estão localizados fora do caminho direto para entrar em uma sala. Os gatos querem uma parede que forneça suporte e uma visão dominante de seu território. Escolha e coloque móveis para gatos – árvores altas para gatos, abrigos de cúpula baixa ou caixas – ao longo da parede com base na zona de conforto do seu felino. Este provavelmente se tornará o ponto de encontro favorito do seu gato.
Crie um catio.
Catios, também conhecidos como “pátios para gatos”, são refúgios seguros ao ar livre que vêm em uma variedade de estilos e tamanhos. Eles mantêm os gatos seguros, protegem pássaros e animais selvagens e resolvem o dilema interno/externo que muitos enfrentam. Eles ajudam a trazer harmonia para sua casa, resultando em membros da família e gatos mais felizes.
Escolha uma área de alimentação serena.
Na cozinha ou na área de alimentação, evite colocar a tigela de comida onde haja muito tráfego de humanos e outros animais, pois isso pode assustar seu gato e perturbar sua digestão ao comer. Mantenha os locais de alimentação dentro de casa, pois deixá-los ao ar livre pode atrair criaturas indesejadas.
Forneça um espaço Zen para relaxar.
Os praticantes de Feng Shui afirmam que a energia chi é tanto yin (repousante) quanto yang (estimulante). Uma casa precisa de ambos para o equilíbrio certo. Dê ao seu gato uma cama aconchegante ou rede em um quarto silencioso ou espaço Zen para uma soneca longe de perturbações como ruídos altos, projetos de remodelação, aspiradores de pó ou pessoas desconhecidas.
Estimule a energia yang dentro de casa.
Estimule a energia yang do seu gato com brincadeiras diárias e uma prateleira perto de uma janela que oferece o calor do sol e oportunidades de observação de pássaros. Você também pode construir um catio DIY para uma janela específica para permitir que seu gato se aventure ao ar livre com segurança.
Esteja atento ao posicionamento da caixa de areia e aos odores.
Os banheiros podem ser um local conveniente para a caixa de areia, mas se a porta for deixada aberta, pode afetar negativamente a casa. Outros locais de caixa de areia podem incluir um catio ou uma lavanderia onde a caixa de areia está fora de vista direta, camuflada com plantas seguras para gatos ou localizada dentro de móveis. Mantenha o ar interno fresco com um purificador de ar ou abrindo janelas bem protegidas.
Considere as fontes de água.
O fluxo e o som de uma fonte de água criam uma sensação de vitalidade e aumentam a energia de uma casa. Para aderir aos princípios do feng shui, considere adicionar um bebedouro para o seu gato na área norte ou sudeste da sua casa, longe da tigela de comida do seu gato. Mantenha a água limpa para evitar a estagnação e ajuste os níveis para criar um som agradável. Evite uma torneira pingando para o seu gato brincar – vazar água é um desperdício, ruim para o chi e um perigo potencial.
Crie um equilíbrio entre decoração humana e felina.
Um lar harmonioso para o seu gato é limpo, sem bagunça, amigável aos felinos e fornece uma rotina consistente e sensação de segurança enquanto atende às necessidades básicas. Controle os pelos de gato nos móveis com um cobertor ou manta que possa ser removida antes da chegada dos convidados. Escolha a decoração do gato em cores e estilos que complementam a sua casa.
O “tempo juntos” diário é essencial.
Quer você brinque, acaricie ou treine, a interação diária é essencial para a união humana e felina. Também ajuda a manter o seu gato estimulado e feliz, ao mesmo tempo que reduz comportamentos indesejados e o estresse. Lembre-se de que sua energia pessoal afeta tanto o seu gato quanto a energia de sua casa. Mantenha sua própria vida em equilíbrio com um bom autocuidado enquanto cuida de seus amados familiares felinos.
Veja também:
- Feng shui: Confira as plantas recomendadas para cada signo
- Feng Shui no home office: como melhorar o equilíbrio do ambiente de trabalho em casa
- 7 erros que você está cometendo com as plantas dentro de casa
Fonte: Cynthia Chomos é consultora de feng shui e fundadora-designer do Catio Spaces de Seattle
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br