Ligar o ar condicionado em sua configuração mais alta pode trazer um doce alívio no verão. Mas e a conta de energia? E se sua casa pudesse ficar fria por conta própria, através de seu telhado – sem a necessidade de eletricidade?
Essa é a premissa da nova invenção de Yi Zheng. O professor de engenharia mecânica e industrial da Universidade de Northeastern, em Boston, que criou um material sustentável que pode ser usado no telhado para fazer construções e manter a refrigeração sem depender de sistemas convencionais.
Zheng imagina este material, apelidado de “papel de resfriamento”, cobrindo os telhados de casas, armazéns e edifícios de escritórios.
Veja também:
- Resistente a terremoto: casa construída com garrafas de plástico é 18x mais forte que tijolos. Veja!
- Minúscula casa ecológica é alimentada por painel solar para impulsionar turismo em área rural da Itália
- Lareira ecológica: veja as diversas vantagens dessa tendência que está bombando
O material de cor clara não apenas reflete os raios solares quentes para longe do imóvel, mas também suga o calor do interior – o calor emitido por aparelhos eletrônicos, cozinhas e corpos humanos.
O material de resfriamento é, na verdade, feito de papel, e a microestrutura porosa das fibras naturais internas absorve o calor interno e o reemite para longe do edifício.
Zheng, que estuda nanomateriais, teve a ideia quando olhou para um balde cheio de papel de impressão usado. Ele se lembra de ter pensado consigo mesmo: “Como poderíamos simplesmente transformar esse material residual em algum material de energia funcional, materiais compostos?”
Veja também:
- Sustentabilidade: descubra como deixar seu quarto mais ecológico e natural!
- Sala de estar ecológica: veja como projetar um ambiente mais ‘green’ na sua casa
- Casa ecologicamente correta para você construir por até R$ 40.000
Então, com a ajuda de um liquidificador de alta velocidade da cozinha de sua casa, Zheng fez uma polpa com resíduos de papel, misturada com o material que compõe o Teflon. Em seguida, ele transformou-o em um “papel de resfriamento” repelente a água que poderia revestir casas. Em seguida, ele e sua equipe testaram sua capacidade de se manter fresco sob várias condições de temperatura e umidade.
Zheng e seus colegas descobriram que o papel de resfriamento pode reduzir a temperatura de uma sala em até 6°C. Ele selecionou materiais que reduziriam o custo de implantação da nova tecnologia para resfriar casas.
O papel de resfriamento não é apenas ecológico em sua capacidade de reduzir sua pegada de energia. Também é reciclável. O material pode ser usado, exposto à radiação solar, intempéries e temperaturas variáveis, então reduzido a uma polpa (novamente) e reformado sem perder suas propriedades de resfriamento.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br