Está caro fazer reforma? Veja dicas de como economizar dinheiro nessa etapa

Nos últimos anos, o cenário econômico mundial enfrenta uma série de adversidades e o bolso do brasileiro sofre com os reajustes dos preços nos mais diversos setores. Para o setor da construção civil não é diferente. Por isso, economizar na reforma, acaba sendo uma prioridade.

Segundo uma pesquisa do Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (SINAPI), nos últimos cinco anos o valor do metro quadrado de uma construção subiu quase 50%. Já no primeiro trimestre de 2022, a alta foi de mais de 2%.

+ Bulgari: suíte mais luxuosa da Itália acaba de ser reformada e custa R$ 90 mil a diária

+ Essas são as melhores e as piores reformas para fazer na sua cozinha

+ 8 fotos de antes e depois que vão te inspirar a reformar a sua casa

Como planejar o orçamento da obra ou reforma. Foto: Pexel/ Tima Miroshnichenko
Como planejar o orçamento da obra ou reforma. Foto: Pexel/ Tima Miroshnichenko

Mesmo com a alta dos preços e sem garantia de quando teremos uma queda significativa, alguns consumidores podem adiar a reforma do lar neste momento. No entanto, o mercado oferece diversas opções para garantir a economia durante a obra.

Além disso, com a adesão e aumento do home office, muitas pessoas ainda buscam reformar suas residências para adaptar melhor a rotina pessoal com a profissional.

“Mesmo em um momento de incertezas econômicas, o brasileiro pode se apropriar de oportunidades que tenham um custo benefício melhor para aliviar o bolso. Afinal de contas, imprevistos dentro do lar também podem acontecer e é preciso ter alternativas para contornar a situação” comenta Marcia Masson, diretora de categorias da Tul, e-commerce que otimiza o abastecimento de lojas de materiais de construção.

Por isso, a executiva lista as 4 principais opções para fazer uma reforma mais econômica:

1. Pintura

Uma pintura de qualidade e econômica não está associada à economia da marca da tinta, mas, no processo de reparação da parede antes da pintura. Primeiramente, é preciso limpar e lixar a área de aplicação, consertar as inconsistências e aplicar uma solução seladora para gastar menos tinta, e claro, atentar-se à diluição correta da tinta.

Foto: Pexels

A principal função do selador de paredes é selar e uniformizar a absorção da tinta de acabamento, da massa e da textura. Além disso, ajuda na cobertura da tinta e facilita sua aplicação. Então, este produto melhora o rendimento e a aderência, bem como promove a economia de tinta.

Além disso, a tinta também muda o rendimento conforme sua classificação: econômica, standard e premium. Às vezes, a standard apresenta um melhor custo-benefício. Se você deseja uma cor específica para a pintura da parede, ao invés de comprar a tinta com a cor pronta, basta adicionar as bisnagas de corantes em tintas brancas, que são mais em conta. E você pode chegar na tonalidade desejada.

2. Piso sobre piso

Para aqueles que moram no local da reforma, um exemplo de obra mais limpa é fazer uso da argamassa colante piso sobre piso. O produto evita barulho e desgaste com os vizinhos, pois não há necessidade de retirar o piso original.

Assim, dispensa serviços de demolição do piso antigo evitando custos com mão de obra, o descarte de entulhos e a regularização do contrapiso. Também reduz drasticamente o tempo de obra e a liberação do espaço para trânsito de pessoas.

3. Iluminação e elétrica

O mercado oferece as canaletas de sobrepor, utilizadas para organizar os fios e levar energia de um ponto ao outro, sem deixá-los expostos. Outro benefício do produto é que não é preciso contar com uma mão de obra para realizar os rasgos na alvenaria.

Foto: Rene Asmussen

Mais uma dica, são as lâmpadas de plafons e led que além de garantir economia de energia e ter um bom custo-benefício, elas também contribuem para uma estética moderna do ambiente.

4. Hidráulica

A dica mais econômica para o sistema hidráulico da residência é planejar os ambientes. É importante que a área de serviço, cozinha e banheiro estejam próximos para aproveitar as prumadas e as conexões hidráulicas e, assim, evitar novos gastos.

Nos banheiros, vale optar pela caixa acoplada ao invés das válvulas de descarga de parede. Mesmo que o custo da louça seja maior, há menos gastos com materiais para instalação. Além disso, investir em um sistema de descarga com duas opções de acionamento também é a certeza de garantir economia de água.

Para a cozinha, fazer uso da torneira com filtro de água otimiza o espaço no ambiente e elimina a necessidade de comprar galões e filtros de barro, além de quebra-quebra para instalação de filtros de parede. E os aquecedores elétricos que evitam os gastos com a instalação de tubulação de água quente que não estava prevista no projeto.

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Vale a pena reformar a casa antes de colocá-la à venda? Veja o que dizem os experts!

+ ‘O que poderia dar errado’: ​​15 das piores reformas que realmente foram um fracasso

+ Uma casa de fazenda abandonada é reformada e incendiada propositalmente. Veja fotos!

Back to top