Estes são os óleos essenciais que promovem um sono melhor. Mergulhe na terra dos sonhos com a ajuda desses vegetais relaxantes.
Sono de qualidade é algo que todos nós nos esforçamos para conseguir todas as noites. Além de nos ajudar a funcionar plenamente no dia seguinte, dormir profundamente traz vários benefícios, como melhora do humor e da saúde geral.
Mas a vida é corrida e dormir oito horas inteiras pode ser um desafio. Então, qual é a maneira de ajudar a aliviar nossas mentes enquanto caímos na terra dos sonhos? Usando óleos essenciais.
Veja também:
- Óleo de melaleuca: como limpar a casa inteira com esse produto natural
- Como derreter e reaproveitar velas velhas: aprenda método fácil!
- Como secar temperos e ervas frescas para armazenar para o ano inteiro
Para entender exatamente como esses botânicos podem nos ajudar a descansar melhor, listamos tudo o que precisamos saber sobre o assunto:
Os óleos essenciais afetam o centro emocional de seu cérebro.
“Quando você inala óleos essenciais, seus componentes químicos concentrados vão para o sistema límbico, o centro emocional do cérebro, através dos nervos olfativos”, diz Melissa Murray, aromaterapeuta certificada e fundadora da Airmid Holistic, nos Estados Unidos.
O sistema límbico também desempenha um papel no controle de algumas funções corporais inconscientes, como respiração, frequência cardíaca e pressão arterial. Portanto, quando você inala um óleo essencial, ele pode desencadear certas emoções e retardar essas funções, tornando mais fácil adormecer.
Lavanda, sálvia, camomila-romana e laranja são algumas opções que melhoram a qualidade do sono.
“Óleos com alto teor de linalol e acetato de linalila, dois componentes químicos conhecidos por terem efeitos sedativos, são os melhores para uso noturno”, observa Murray. Ela sugere lavanda, que é bem conhecida por seus recursos calmantes, e sálvia Clary Sage, camomila romana e laranja para aqueles que não são os maiores fãs do cheiro de lavanda.
Ela adora usar uma mistura de lavanda, camomila romana e vetiver antes de dormir. Sua própria mistura de aromaterapia tópica combina todos aqueles aromas calmantes e é diluída em óleo de girassol para ajudá-lo a dormir melhor à noite. Se você está procurando fazer sua própria mistura, ela recomenda usar a terapia de plantas para obter seus produtos botânicos. Quanto às opções a evitar? Fique longe de óleos essenciais revigorantes, como limão, lima e hortelã-pimenta. “Esses aromas vibrantes e edificantes são mais bem usados para diminuir a fadiga e aumentar o foco”, diz ela.
Existem várias maneiras de experimentar seus benefícios.
Murrays explica que existem três maneiras gerais de usar os óleos essenciais: inalação, aplicação tópica e ingestão. Consumir qualquer óleo essencial, diz ela, não é recomendado, a menos que você esteja sendo acompanhado de um aromaterapeuta clínico. A inalação (por meio de um spray ou difusor) ou aplicação tópica são as melhores escolhas, embora o melhor método dependa de sua preferência pessoal.
Murray sugere tomar um banho aromático misturado com óleos essenciais e sais de banho para relaxar o corpo e a mente antes de dormir. Borrifar o quarto ou a roupa de cama na fronha e nos lençóis também é útil. Seu método favorito, entretanto, é aplicar óleo na pele por meio de uma mistura roll-on; ela aplica seus botânicos em seus pulsos antes de cair no sono.
Veja também:
- Lavanda é uma das melhores plantas para ter no quarto. Entenda mais sobre ela!
- Hora do chá: as melhores plantas para você cultivar em casa e ter o chá perfeito
- Spa na área externa: expert em paisagismo reúne dicas para criar esse cantinho relaxante
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br