Tendência na decoração, os revestimentos de grande formato são cada vez mais procurados para a criação de ambientes sofisticados, que prezam pelas sensações de amplitude e continuidade visual.
Resistentes, leves e amplas, o porcleanato em grande formato é indicado para aplicações convencionais, em piso e parede, e ainda pode ser levado para outros usos, como no revestimento de mobiliários, dentro de piscinas, revestimento de lareiras a combustão ou ecológicas, entre outras possibilidades.
Mas, para garantir o resultado desejado de aplicação, alguns cuidados são essenciais. “Fazer o assentamento de forma correta é primordial. A técnica indicada é a mesma utilizada em formatos menores, mas pede ferramentas específicas para a movimentação, transporte e aplicação das peças”, afirma Fernando Gabardo, especialista da assistência técnica da Roca Cerámica.
Veja também:
- Bold ou retificado: entenda a diferença entre os acabamentos de porcelanato
- Porcelanato: como usar o revestimento queridinho em todos os ambientes da casa
- Nova tecnologia produz porcelanatos que eliminam 99% de vírus e bactérias. Conheça!
Foto: Divulgação/Roca Cerámica
Para isso, o cuidado começa antes mesmo de assentar o porcelanato em grande formato. “É necessário verificar se a superfície em que será aplicado está nivelada, livre de umidade, com os pontos de hidráulica e elétrica devidamente executados e conferidos”, diz Gabardo.
Com isso acertado, basta retirar os produtos dos pallets com o auxílio de uma régua de movimentação, deixando o tardoz – como é chamada a parte de trás da peça – com fácil acesso para a aplicação da argamassa, que deve ser aplicada com a lado liso da desempenadeira dentada.
Veja também:
- Grandes formatos: revestimentos podem criar a ilusão de mais espaço
- Basaltina italiana: conheça revestimento de rocha natural derivada de lava
- Revestimento para o banheiro: porcelanato oferece grande diversidade para piso e parede. Confira!
“Depois, retire o excesso com os dentes da ferramenta, formando os cordões. É necessário repetir esse mesmo procedimento no contrapiso, antes de, com a régua de movimentação, deitar a peça no local em que será assentada“, ensina Gabardo, que recomenda posicionar as peças em grande formato ligeiramente fora da posição. “Assim, é possível arrastá-la até o posição final, promovendo o esmagamento dos cordões, expulsando o ar entre o verso da peça e base a assentar, garantindo assim a correta aderência da placa à superfície“, diz.
Por fim, retire o excesso de argamassa com uma colher de pedreiro. Agora, para um alinhamento perfeito, basta colocar os clipes do espaçador nivelador entre o revestimento e a argamassa, com um intervalo de aproximadamente 30 cm entre cada um deles. “Depois do assentamento, é necessário esperar 96 horas antes de retirar os clipes e cunhas”, alerta Gabardo.
3 dicas para não errar
Segundo Gabardo, existem três pontos que geram erros muito comuns na hora do assentamento de peças de em grande formato. Para evitar falhas, as recomendações são:
- Sempre usa as ferramentas corretas. Seja para a movimentação da peça, para realizar o corte ou o nivelamento, por exemplo.
- Realize sempre uma dupla camada de argamassa na hora da aplicação, sendo uma no tardoz da peça, e outra no contrapiso.
- Faça a dessolidarização das juntas, para evitar estufamento e desplacamento das peças
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br