Para alguns colecionadores, encontrar um disco muito procurado pode parecer como acertar na loteria. Se você tem uma coleção robusta de discos, no entanto, você precisa de um local específico para colocar esses tesouros.
Ao contrário dos meios de música modernos – você não precisa se preocupar em armazenar sua biblioteca de música virtual – os discos de vinil podem ser especiais quando se trata de armazenamento. A seguir, dois especialistas compartilham como manter sua coleção na melhor forma possível, o que requer limpeza e armazenamento adequado.
Armazene os discos de vinil verticalmente
Se você tiver a sorte de ter discos dos quais se orgulha de possuir, ou simplesmente gosta de ouvir, vai querer mantê-los em boas condições de reprodução. “Sempre armazene seus discos verticalmente”, explica Don Inmon, chefe de produto e marca da Victrola.
Este é o ponto mais importante, diz ele, já que esse método mantém seus vinis seguros; empilhá-los, por outro lado, leva a um acúmulo de pressão que pode danificar sua coleção. É tão importante, ele acrescenta, limpar seus discos (dos dois lados!) antes de tocá-los. “Certifique-se de que você também reserve um tempo para colocar suavemente a agulha no disco, usando a alavanca do braço da vitrola”, observa Inmon.
Veja também:
- Como limpar a coleção de discos de vinil: produtos que você NÃO deve usar de jeito nenhum
- Ocupando pouco espaço: roupeiro é a solução para guardar roupas de cama, mesa e banho
- 17 ideias DIY de decoração para guardar as coisas na sua casa
Tire seus vinis e limpe-os regularmente
Se você deseja limpar um disco antigo que acabou de adquirir ou manter suas peças atuais em ótima forma, A.J. Hall, produtor, baterista e DJ de vinil, diz investir em um kit para usar quando sua coleção precisa de um pouco de cuidado.
“Quase qualquer loja de discos ou loja que tenha vinil venderá um pequeno kit de cuidados de vinil com uma escova e solução de limpeza“, explica ele, observando que, embora uma limpeza completa não seja obrigatória toda vez que você pega um disco, ela pode estender a longevidade de sua coleção. Ele sugere aplicar entre duas a três gotas da solução de limpeza em um pincel e trabalhar em movimentos circulares em cada lado do disco.
Transforme sua coleção em uma exposição de arte
Sua música pode estimular seus olhos e ouvidos – e é por isso que Hall diz para transformar suas obras-primas musicais favoritas em obras de arte por meio de um armazenamento cuidadoso. “Se você tiver apenas alguns discos – talvez 10 a 12 -, seu design básico de casa ou lojas de grandes dimensões terão algumas opções elegantes”, explica ele, observando que gosta de montar essas “guloseimas vintage” na parede.
Se você tiver uma coleção extensa, no entanto, talvez seja necessário dobrar as soluções de armazenamento. Ele sugere uma prateleira central, que pode conter cerca de 40 a 80 discos; adicione essas peças às paredes da sua sala de estar ou espaço de escuta, ele observa. Quanto a algumas outras opções? Considere um armário de discos ou suportes de toca-discos.
Não se esqueça de aproveitar sua coleção
Um passo importante para manter seus vinis em funcionamento – além de armazená-los com segurança – é reproduzi-los periodicamente, diz Hall. “Se você entrar em uma loja de discos e sentir aquele cheiro que inibe quase todas as lojas de discos, é por causa de uma coisa: esses discos não são tocados há algum tempo”, explica ele. “O vinil em sua casa é tanto uma declaração de decoração quanto uma experiência. Ligue o toca-discos e mãos à obra!”
Veja também:
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br