Escolher os melhores materiais para o seu espaço é fundamental, mas também o método de instalação da cortina é muito importante.
“As cortinas adicionam uma camada extra de estilo e textura a uma sala, ao mesmo tempo que fornecem privacidade e suavidade”, explica a designer de interiores Kerrie Kelly, do Kerrie Kelly Design Lab, nos Estados Unidos. “Quer você escolha implementar cores e padrões divertidos ou mantê-los simples com um liso texturizado, as cortinas oferecem o toque final.”
+ 8 opções criativas para substituir as cortinas comuns por algo diferente
+ Como escolher as melhores cortinas para o seu quarto: 4 dicas infalíveis
+ Cortina transparente: invista em um toque clássico e atemporal para seu quarto
Para decidir que tipo de cortinas são adequadas para o seu espaço, observe bem os arredores. “A escolha das cortinas certas dependerá do que acontece no resto do cômodo”, diz Kelly. “Se este é o seu quarto principal e você está procurando um visual mais romântico, opte por um material macio ou sedoso que tenha caimento leve.
Já, um quarto familiar, por exemplo, pode exigir uma cortina mais simples com um visual limpo e fora do caminho. “Até mesmo o conjunto de cortinas mais impressionante parecerá desleixado se não estiver devidamente pendurado”.
Leia nosso guia rápido para escolher e instalar as cortinas perfeitas para o seu espaço:
1. Escolher seu estilo
Primeiro, decida que tipo de cortina você gostaria no cômodo. Se estiver decorando uma área comum como uma sala de estar, você pode optar por uma cortina transparente para deixar a luz entrar.
Por outro lado, se for para um quarto, você pode considerar um tecido mais pesado para bloquear a luz da manhã. Então pense sobre o comprimento, já que você pode escolher cortinas que parem no peitoril da janela, que beiram o chão ou que fiquem apoiadas no chão com base na aparência que você está tentando alcançar.
Enfim, que tipo de tecido você gosta? Para uma sensação mais casual, experimente um material leve como linho ou algodão. Para adicionar drama a um cômodo, escolha um material mais pesado, como veludo ou camurça. As cortinas também realçam a estética de um ambiente, então pense em incorporar um matiz de sua paleta de cores ou fazer um ponto focal com cortinas estampadas e coloridas.
2. Instalar um varão de cortina
Primeiramente, antes de realmente começar a instalar o varão da cortina, certifique-se de ter um que seja longo o suficiente para cobrir a janela de ambos os lados.
Em seguida, instale os suportes que sustentam o varão. “O comprimento das cortinas, bem como o estilo da cortina, determinam a altura em que esses suportes e hastes devem ser colocados”, acrescenta ela.
Por exemplo, se você estiver usando uma cortina que requer anéis de clipe, considere a altura da cortina e o quanto os anéis de clipe irão adicionar a esse comprimento; se você deseja que as cortinas alcancem o chão também afeta o local onde você instalará a haste.
Portanto, é sempre uma boa ideia adicionar um suporte intermediário extra para apoiar o varão se você estiver pendurando as cortinas em uma janela grande. “Essa camada extra de suporte garantirá que o varão não se curve”, diz Kerry.
3. Pendurar cortinas
Ao instalar uma cortina, basta deslizar o painel sobre o varão, diz Kelly. Se você estiver pendurando uma cortina que requer anéis de clipe, coloque a cortina e espace os anéis de maneira uniforme. Prenda e deslize os anéis na haste. Certifique-se de manter alguns anéis atrás do suporte para obter uma cortina com espaçamento mais uniforme.
Fonte: Martha Stewart
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:
+ Cortina sem forro: descubra se essa é a melhor opção para o seu quarto
+ ‘Cama smart’ vem com TV HD de 70”, som e cortinas black out; veja preço
+ Cortinas x persianas: tire suas dúvidas e aprenda como escolher o modelo ideal